Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6040
Título: | Os espelhos da aprendizagem: espaços de exposições para a produção dos estudantes montados em escolas da educação básica |
Autor: | Souza, Saulo Batista de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/5331625705702510 |
Orientador: | Lima, Felipe Brito de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0144075272556954 |
Palavras-chave: | Arte - Estudo e ensino;Arte - Exposições;Arte na educação |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Citação: | SOUZA, Saulo Batista de. Os espelhos da aprendizagem: espaços de exposições para a produção dos estudantes montados em escolas da educação básica. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | It is necessary to make the students find autonomy for cultural production. For that reason, this research is about the creation of art exhibitions using students' works in Basic Education Schools. So this research has the objective: describing the practice and the impacts of these exhibitions in Middle School classes in three schools (one from the state of Pernambuco, other municipal and a private one). This action-research collected data using the diary of the researcher and interviews with some students and one teacher. The reflections were done by Mendonça (2009) and Martins (2006): cultural mediations; Larrosa (2018) experience in classes; Barbosa (2014): Triangular Teaching Approach; BNCC and Yunes (2003), Langlade (2013), Rouxel (2013): Subjective Reading. Art exhibition is a powerful strategy to approach the students of cultural events and Art classes activities and it avoids their own-poetics. |
Resumo: | Diante da necessidade de promover a autonomia dos estudantes com relação aos meios de produção cultural, este estudo debruça-se sobre a criação de espaços de exposição e mediação cultural em escolas da educação básica a partir de obras criadas pelos próprios estudantes. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo descrever as práticas e os impactos da criação de espaços de exposição no ensino-aprendizagem de arte em turmas do ensino fundamental anos finais em três escolas da educação básica (uma da rede estadual de Pernambuco, uma da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes e uma da rede particular localizada em Recife). Esta pesquisa-ação teve como instrumentos de coleta de dados observações e reflexões em diários de pesquisador além de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores. Tais reflexões foram feitas tanto a partir de um estudo bibliográfico sobre mediação baseado em Mendonça (2009) e Martins (2006); quanto em uma prática pedagógica realizada pelo próprio pesquisador à luz de Larrosa (2018) com sua proposta de experiência dentro da escola, Barbosa (2014) com sua Abordagem Triangular, BNCC e pela perspectiva da Leitura Subjetiva: Yunes (2003), Langlade (2013) e Rouxel (2013). A realização de exposições artísticas mostrou-se uma valiosa estratégia tanto para diminuir as distâncias entre estudantes e a apreciação da arte quanto para valorizar/legitimar suas poéticas pessoais. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6040 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_saulobatistadesouza.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons