Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6038
Título: | Metaverso e Arte-Educação: O uso da ferramenta Spatial no ensino de artes |
Autor: | Santos, Rafaela Pereira dos |
Orientador: | Lira, Rafael Pereira de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4601784121439123 |
Palavras-chave: | Metaverso;Arte e tecnologia;Arte - Estudo e ensino;Spatial (Plataforma);Museus virtuais |
Data do documento: | 20-Nov-2023 |
Citação: | SANTOS, Rafaela Pereira dos. Metaverso e Arte-Educação: O uso da ferramenta Spatial no ensino de artes. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | In this study, we investigated the integration of the Metaverse as an innovative technological tool in the enhancement of education. Our objective was to propose educational content that utilizes the Metaverse for the teaching of arts. The theoretical framework addressed changes in education due to the COVID-19 pandemic and the increasing integration of technologies in the teaching-learning process. The methodology included a visit to a virtual museum, showcasing the exhibition by the Recife artist Jeff Alan, and the collection of responses to a questionnaire from current and future teachers, allowing them to share their insights about the visit. The research results indicate a positive receptivity to the use of the Metaverse as a pedagogical tool, as well as its potential as a means of artistic promotion. Based on the obtained results, it was found that the Metaverse holds considerable potential to enrich education and foster comprehensive discussions on the integration of technologies in education. |
Resumo: | Neste trabalho, investigamos a integração do Metaverso como uma inovadora ferramenta tecnológica no aprimoramento do ensino. Nosso objetivo foi propor um conteúdo educacional que utilizasse o Metaverso para o ensino de artes. O referencial teórico abordou as transformações no ensino em decorrência da pandemia de COVID-19 e a crescente inserção de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia incluiu a visita ao museu virtual, que apresentou a exposição do artista recifense Jeff Alan, e a coleta de respostas a um questionário por parte de professores e futuros professores, permitindo que compartilhassem suas percepções sobre a visita. Os resultados da pesquisa apontam para uma receptividade positiva em relação ao uso do Metaverso como ferramenta pedagógica, bem como seu potencial como meio de divulgação artística. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que o Metaverso apresenta um considerável potencial para enriquecer o ensino e fomentar discussões abrangentes sobre a inserção de tecnologias na educação. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6038 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_rafaelapereiradossantos.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons