Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6028
Título: | Colagem digital no ensino de Arte: uma técnica de prática pedagógica mediada pelo uso do smartphone |
Autor: | Oliveira, Graziele Silva de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/5568886130459536 |
Orientador: | Lima, Felipe de Brito |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0144075272556954 |
Palavras-chave: | Smartphones;Colagem digital;Prática pedagógica |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Graziele Silva de. Colagem digital no ensino de Arte: uma técnica de prática pedagógica mediada pelo uso do smartphone. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina-PE, 2023. |
Abstract: | Technological evolution has been increasingly relevant in education, providing new possibilities for teaching and learning. In this way, digital collage emerges as a pedagogical practice in order to explore creativity and expression of ideas. The general objective of the research is to analyze the use of the smartphone as a technological resource that mediates the digital collage technique in art teaching, based on this assumption, the specific objectives will discuss the use of the smartphone as an educational instrument in Basic Education, reflect the evolution of manual to digital collage as an artistic manifestation and to identify the teachers' perception about these perspectives. The theoretical framework included discussions about the use of smartphones as teaching equipment, the possibilities and potential of this device in teaching practice and the digital collage technique as a pedagogical practice. This is an exploratory/descriptive research with a qualitative approach, in which the methodological procedures adopted consisted of interviewing 4 Arts teachers in Basic Education, who work in public and private schools. were recorded and transcribed. The data obtained indicated that the smartphone as a technological tool can minimize the lack of a computer lab, adapting it to be a Maker laboratory in the classroom and the digital collage technique can stimulate skills and competences in students, developing future affinities in professional areas. Based on the results and discussions presented, it is considered that the smartphone, being this mediator in the applicability of the digital collage technique, has great significant potential, providing innovative and inclusive learning. |
Resumo: | A evolução tecnológica tem sido cada vez mais relevante na educação, proporcionando novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a colagem digital surge como uma prática pedagógica, a fim de explorar a criatividade e manifestação de ideias. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do smartphone como recurso tecnológico mediador da técnica de colagem digital no ensino de arte, a partir desse pressuposto os objetivos específicos irão discutir o uso do smartphone como um instrumento educacional na Educação Básica, refletir a evolução da colagem manual à digital como manifestação artística e identificar a percepção dos docentes acerca dessas perspectivas. O referencial teórico contemplou discussões sobre o uso do smartphone como equipamento didático, as possibilidades e potencialidades deste dispositivo na práxis docente e a técnica de colagem digital como prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, no qual os procedimentos metodológicos adotados consistiram em entrevistar 4 docentes de Artes da Educação Básica, que atendem a rede pública e privada, a partir de um roteiro semiestruturado foi realizado as entrevistas, estas foram gravadas e transcritas. Os dados obtidos indicaram que, o smartphone como ferramenta tecnológica pode minimizar a carência de laboratório de informática, adaptando-o para ser um laboratório Maker em sala de aula e a técnica da colagem digital pode estimular habilidades e competências nos discentes, desenvolvendo futuras afinidades em áreas profissionais. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o smartphone sendo esse mediador na aplicabilidade da técnica de colagem digital, tem grande potencial significativo, proporcionando aprendizagens inovadoras e inclusivas. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6028 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_grazielesilvadeoliveira.pdf | 20,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons