Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6027
Título: Georgina de Albuquerque, Impressionista: da produção ao Ensino da Arte
Autor: Granja, Cleide de Brito
Orientador: Torres, Niedja Ferreira dos Santos
Endereco Lattes do orientador :  http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
Palavras-chave: Albuquerque, Georgina de, 1885 - 1962.;Impressionismo (Arte);Pintura histórica;Mulheres na pintura
Data do documento: 21-Dez-2023
Citação: GRANJA, Cleide de Brito. Georgina de Albuquerque, Impressionista: da produção ao Ensino da Arte. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio-PE, 2023.
Abstract: The present work aims to understand the work of Georgina de Albuquerque, analyzing approaches to her works and their relationship with impressionism, as well as presenting Georgina de Albuquerque's contribution to the teaching of art in Brazil, reflecting on the contributions of his work for the appreciation of Brazilian art. Since, the artist made important changes in the artistic scene of her time, also reflecting on her trajectory as a Brazilian painter, designer and teacher. Georgina de Albuquerque became an important Brazilian artist, known as the female representative of Impressionism and historical painting, a genre hitherto associated with men, standing out among the many female artists of her time. For a better understanding of the topic, research was carried out, based on publications authored by Madalena Zaccara and Ana Paula Cavalcanti Simioni, in which the relationship between female artists and the way in which they were erased or made invisible from the History of Art were discussed, throughout of the 19th and early 20th centuries. We will present an analysis of the historical painting done by Georgina de Albuquerque, her skills with different techniques and her struggle at the beginning of the 20th century to occupy a typically male academic artistic space.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer a obra de Georgina de Albuquerque, analisando abordagens das suas obras e a sua relação com o impressionismo, bem como, apresentar a contribuição de Georgina de Albuquerque para o ensino da arte no Brasil, refletindo sobre as contribuições da sua obra para a valorização da Arte Brasileira. Visto que, a artista realizou importantes mudanças no cenário artístico de sua época, refletindo ainda sobre a sua trajetória como pintora, desenhista e professora brasileira. Georgina de Albuquerque tornou-se uma importante artista brasileira, conhecida como a representante feminina do Impressionismo e da pintura histórica, gênero até então associado ao homem, destacando-se entre as muitas artistas femininas de sua época. Para uma melhor compreensão do tema, foram feitas pesquisas, a partir das publicações de autoria de Madalena Zaccara e Ana Paula Cavalcanti Simioni, em que foram discutidas a relação entre artistas mulheres e a forma com que foram apagadas ou invisibilizadas da História da Arte, ao longo do século XIX e início do século XX. Apresentaremos uma análise sobre a pintura histórica produzida por Georgina de Albuquerque, as suas habilidades com diversas técnicas e sua luta no início do século XX para ocupar um espaço artístico acadêmico tipicamente masculino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6027
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cleidedebritogranja.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons