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Título: Desenvolvimento de um Ambiente Educacional para Auxiliar o Ensino de Lógica de Programação: uma abordagem com arduino, blocos de montar de plástico interligados e programação em blocos
Autor: Brito, Alan Limeira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5397050619245987
Orientador: D'Emery, Richarlyson Alves
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3553920177544450
Palavras-chave: Aprendizagem;Programação lógica (Computação);Robótica na educação
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: BRITO, Alan Limeira. Desenvolvimento de um Ambiente Educacional para Auxiliar o Ensino de Lógica de Programação: uma abordagem com arduino, blocos de montar de plástico interligados e programação em blocos. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.
Abstract: Currently, as schools undergo transformations in their teaching methods, some still use traditional tools, on the other hand, other updated updates. Technology in schools can develop new skills, such as logical thinking, or who welcomes students both at school level and in relation to everyday activities and their working life. The teaching of programming logic is already part of the basic curriculum of many countries, which are related to the importance of logic as a basis for the development of children. In the information society, the use of technologies as a tool to help teachers has gained notoriety, in this sense, Educational Robotics becomes an alternative means for teaching and, consequently, can improve the performance of children in the study of programming logic. . It is in this context that we decorate this research, focused on the development of an educational environment for the teaching of programming logic. The developed environment uses the JavaScript code programming method and block programming, which are used in blocks to drive hardware developed from the combination of interlocking plastic assembly blocks and Arduinopowered electronics. An electronic interface is encapsulated to address any complexities. Thus, as a major contribution, this work brings the development of a solution for teachers and students assisting in the process of teaching and learning the logic of programming, mainly because it is a low cost solution that can be used in work situations and / or in a school environment.
Resumo: Atualmente, as escolas passam por transformações em seus métodos de ensino, algumas ainda utilizam estratégias tradicionais, por outro lado, outras procuram atualizar-se. A tecnologia nas escolas pode desenvolver novas competências, como o raciocínio lógico, o que beneficiaria os alunos tanto no âmbito escolar quanto em relação a atividades cotidianas e em sua vida profissional. O ensino de lógica de programação já faz parte do currículo básico de vários países, que estão atentos à importância da lógica como base para o desenvolvimento das crianças. Na sociedade da informação, o uso de tecnologias como ferramenta de auxílio a professores vem ganhando notoriedade, nesse sentido, a Robótica Educacional passa a ser um meio alternativo para o ensino e, consequentemente, pode melhorar o desempenho de crianças no estudo de lógica de programação. É nesse contexto que se decorre esta pesquisa, voltada para o desenvolvimento de um ambiente educacional para o ensino de lógica de programação. O ambiente desenvolvido usa como método a programação via código baseada na linguagem JavaScript e a programação em blocos baseada em Blockly para acionar um hardware desenvolvido a partir da combinação de blocos de montar de plástico interligados e componentes eletrônicos acionados por Arduino. A interface eletrônica é encapsulada de maneira a dirimir eventuais complexidades. Destarte, como contribuição principal, este trabalho traz o desenvolvimento de uma solução para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem da lógica de programação, principalmente pelo fato de tratar-se de uma solução de baixo custo que pode ser utilizada em cenários domésticos e/ou em ambiente escolar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6023
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

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