Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorD'Emery, Richarlyson Alves-
dc.contributor.authorBrito, Alan Limeira-
dc.date.accessioned2024-08-15T22:35:45Z-
dc.date.available2024-08-15T22:35:45Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationBRITO, Alan Limeira. Desenvolvimento de um Ambiente Educacional para Auxiliar o Ensino de Lógica de Programação: uma abordagem com arduino, blocos de montar de plástico interligados e programação em blocos. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6023-
dc.descriptionAtualmente, as escolas passam por transformações em seus métodos de ensino, algumas ainda utilizam estratégias tradicionais, por outro lado, outras procuram atualizar-se. A tecnologia nas escolas pode desenvolver novas competências, como o raciocínio lógico, o que beneficiaria os alunos tanto no âmbito escolar quanto em relação a atividades cotidianas e em sua vida profissional. O ensino de lógica de programação já faz parte do currículo básico de vários países, que estão atentos à importância da lógica como base para o desenvolvimento das crianças. Na sociedade da informação, o uso de tecnologias como ferramenta de auxílio a professores vem ganhando notoriedade, nesse sentido, a Robótica Educacional passa a ser um meio alternativo para o ensino e, consequentemente, pode melhorar o desempenho de crianças no estudo de lógica de programação. É nesse contexto que se decorre esta pesquisa, voltada para o desenvolvimento de um ambiente educacional para o ensino de lógica de programação. O ambiente desenvolvido usa como método a programação via código baseada na linguagem JavaScript e a programação em blocos baseada em Blockly para acionar um hardware desenvolvido a partir da combinação de blocos de montar de plástico interligados e componentes eletrônicos acionados por Arduino. A interface eletrônica é encapsulada de maneira a dirimir eventuais complexidades. Destarte, como contribuição principal, este trabalho traz o desenvolvimento de uma solução para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem da lógica de programação, principalmente pelo fato de tratar-se de uma solução de baixo custo que pode ser utilizada em cenários domésticos e/ou em ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, as schools undergo transformations in their teaching methods, some still use traditional tools, on the other hand, other updated updates. Technology in schools can develop new skills, such as logical thinking, or who welcomes students both at school level and in relation to everyday activities and their working life. The teaching of programming logic is already part of the basic curriculum of many countries, which are related to the importance of logic as a basis for the development of children. In the information society, the use of technologies as a tool to help teachers has gained notoriety, in this sense, Educational Robotics becomes an alternative means for teaching and, consequently, can improve the performance of children in the study of programming logic. . It is in this context that we decorate this research, focused on the development of an educational environment for the teaching of programming logic. The developed environment uses the JavaScript code programming method and block programming, which are used in blocks to drive hardware developed from the combination of interlocking plastic assembly blocks and Arduinopowered electronics. An electronic interface is encapsulated to address any complexities. Thus, as a major contribution, this work brings the development of a solution for teachers and students assisting in the process of teaching and learning the logic of programming, mainly because it is a low cost solution that can be used in work situations and / or in a school environment.pt_BR
dc.format.extent59 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProgramação lógica (Computação)pt_BR
dc.subjectRobótica na educaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um Ambiente Educacional para Auxiliar o Ensino de Lógica de Programação: uma abordagem com arduino, blocos de montar de plástico interligados e programação em blocospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5397050619245987pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3553920177544450pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alanlimeirabrito.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons