Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6016
Título: | Gêneros Digitais e Ensino: Contribuições e desafios dos professores da rede municipal de ensino do distrito de Sitio dos Nunes, Flores-PE. |
Autor: | Lima, Magda Tânia Alves de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4386975363602558 |
Orientador: | Berto, Jane Cristina Beltramini |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5158679260858327 |
Palavras-chave: | Educação;Ensino à distância;Tecnologia educacional |
Data do documento: | 28-Out-2020 |
Citação: | LIMA, Magda Tânia Alves de. Gêneros Digitais e Ensino: Contribuições e desafios dos professores da rede municipal de ensino do distrito de Sitio dos Nunes, Flores-PE. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020. |
Abstract: | This study aims to report and analyze through a case study verifying, in principle, how digital genres are approached in the classroom, their contributions and also looks at the main challenges of Portuguese language teachers with the practices using technological instruments, in addition to the discussion of the literature contributing to this theme. It is taken as theoretical assumption the summary studies on the discussions of theorists like Bakhtin (2003), Marcuschi (2002), Dolz and Schneuwy (2004), among others, on the use of textual and new digital genres in the teaching of language. In view of the current framework of remote education, a section is devoted to comments on distance learning modalities as a result of the covid-19 pandemic that caused thousands of schools around the world to adopt active remote teaching methodologies. The theoretical basis was compared to the data collected through research with teachers in order to understand the current reality of teaching in Sítio dos Nunes - Flores - PE, as part of a panorama that is repeated in other municipalities, about the results obtained. We emphasize that there are still many problems when it comes to the use of technologies integrated into the classes, as there is a lack of adequate training for teachers to use these new media, as well as the structure that does not have sufficient technological devices. |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo relatar e analisar por meio de um estudo de caso verificando a princípio, como os gêneros digitais são abordados em sala de aula, suas contribuições e debruça-se também sobre os principais desafios dos professores de língua portuguesa com as práticas utilizando instrumentos tecnológicos, além de a discussão da literatura contribuir com essa temática. Toma-se como pressuposto teórico os estudos de teóricos como Bakhtin (2003), Marcuschi (2002), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros, sobre o uso de gêneros textuais e dos novos gêneros digitais no ensino de língua. Diante do atual quadro de ensino remoto, dedica-se uma seção para comentários sobre modalidades de ensino a distância em consequência da pandemia da covid-19 que fez com que milhares de escolas pelo mundo adotassem as metodologias ativas do ensino remoto. A fundamentação teórica foi confrontada diante dos dados coletados por meio de pesquisa com professores de forma a compreendermos a realidade atual do ensino em Sítio dos Nunes – Flores – PE, como parte de um panorama que se repete em outros municípios, acerca dos resultados obtidos. Destacamos que ainda há muitos problemas em se tratando do uso de tecnologias integradas as aulas, pois falta a capacitação adequada aos professores para o uso dessas novas mídias, bem como a estrutura que não dispõem de aparatos tecnológicos suficientes. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_magdataniaalvesdelima.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons