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Título: Do barro à cerâmica: proposta para intervenção arte-educacional em espaços não-formais
Autor: Melo, Luiz Carlos de
Orientador: Lima, Felipe de Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
Palavras-chave: Arte na educação;Cerâmica;Educação não-formal
Data do documento: 25-Out-2023
Citação: MELO, Luiz Carlos de. Do barro à cerâmica: proposta para intervenção arte-educacional em espaços não-formais. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, PE, 2023.
Abstract: This research aims to develop an implementation plan for a clay modeling workshop designed to stimulate and encourage artistic expressions among children in a non-formal educational context located in the sugarcane region o the state of Pernambuco. The theoretical framework encompasses discussions on the importance of art education as an educational process, the role of art educators and social educators, as well as the use of clay and ceramics in artistic expressions. The methodological procedures involve the application of theoretical reflections and interviews with members of the local community to identify educational needs to be addressed in the developed workshop plan.The results include reflections on the individuals' testimonies and the proposal of a set of activities to be implemented on-site, which can also serve as a basis and be adapted for similar initiatives in other contexts, contributing to the work of art educators and the empowerment of minority groups in the arts, fostering critical awareness.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um plano de execução de uma oficina de modelagem de barro que visa estimular e incentivar manifestações artísticas junto ao público infantil em contexto educacional não formal localizado na zona canavieira do estado de Pernambuco. O referencial teórico contempla discussões sobre a importância do ensino da arte como processo de educação, o papel do arte-educador e educador social, bem como o uso de barro e cerâmica em manifestações artísticas. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de reflexões teóricas e entrevistas com membros da comunidade local a fim de identificar necessidades educacionais a serem trabalhadas no plano de oficina desenvolvido. Os resultados compreendem reflexões sobre os relatos dos indivíduos e a proposição do plano de atividades a ser implementado no local, que poderá também embasar e ser adaptado para ações semelhantes realizadas em outros contextos, contribuindo com o trabalho de arte-educadores e com a formação de grupos minoritários para as artes e o desenvolvimento de uma consciência crítica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5982
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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