Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5977
Título: | A variação entre nós/a gente em textos de livros didáticos do ensino fundamental e médio de língua portuguesa na cidade de Triunfo-PE |
Autor: | Alves, Jaiane Fontes |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/8636676045255795 |
Orientador: | Santos, Renata Lívia de Araújo |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7009377945244623 |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Português escrito;Língua portuguesa - Variação |
Data do documento: | 19-Out-2020 |
Citação: | ALVES, Jaiane Fontes. A variação entre nós/a gente em textos de livros didáticos do ensino fundamental e médio de língua portuguesa na cidade de Triunfo - PE. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020. |
Abstract: | Positioning within a vision of the language in use, this work aims to make a comparative qualitative and quantitative analysis of the frequency in which the personal pronoun WE change for THE PEOPLE in textbooks of Portuguese language elementary school and high school. The study proceeds by the fact that we believe that the variation between the personal pronouns WE / PEOPLE, although it presents greater occurrences in the spoken language, is also presented in the written language, where by the way it is found in textbooks, for example is the object of study of this work. We present in this research theoretical considerations of the following authors: Rebouças e Costa (2014); Labov (2008); Weinreich, Herzog and Labov (1968); Vitório (2017) and Bagno (2007), which substantiate this work. We can define our approach as quantitative, although we open brief qualitative discussions from data collection. We have investigated our goal from 44 texts in the 3rd grade book and 12 texts in the 9th grade book. We emphasize that only the texts where the variation was found were worked on in depth. In the end, our results show that the textual gender factor that covers the language in use and the age group for which the books were intended are highly relevant to the results obtained in the research. |
Resumo: | Posicionando dentro de uma visão da língua em uso, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise comparativa qualitativa da frequência em que ocorre a troca do pronome pessoal NÓS pelo A GENTE em textos de livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental e do ensino médio. O estudo procede pelo fato de que acreditamos que a variação entre os pronomes pessoais NÓS/A GENTE, apesar de apresentar maiores ocorrências na língua falada, também se apresenta na língua escrita, onde por sinal é encontrado nos manuais didáticos, objeto de estudo deste trabalho. Apresentamos nesta pesquisa considerações teóricas dos seguintes autores: Rebouças e Costa (2014); Labov (2008);Weinreich, Herzog e Labov (1968); Vitório (2017) e Bagno (2007), que fundamentam este trabalho. Podemos definir nossa abordagem como qualitativa a partir de uma coleta quantitativa dos dados. Investigamos nosso objetivo a partir de 44 textos no livro do 3º ensino médio e em 12 textos do livro do 9º ano do ensino fundamental. Ao final, nossos resultados mostram que os fatores gênero textual que abrange a língua em uso e a escolaridade para a qual os livros foram destinados são altamente relevantes para o resultado obtido na pesquisa. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5977 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_jaianefontesalves.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons