Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5966
Título: | Concepção da Cartilha - guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturais |
Autor: | Santos, Amanda Fabricia Sobral Arruda, Silvanda Galvão de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2162587372611292 http://lattes.cnpq.br/7588255043907799 |
Orientador: | Domingos, Ingrid Borba de Souza Pinto |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5227524047321329 |
Palavras-chave: | A/r/tografia;Artografia;Acessibilidade;Arte e design;Design universal |
Data do documento: | 20-Out-2023 |
Citação: | SANTOS, Amanda Fabricia Sobral ; ARRUDA, Silvanda Galvão de. Concepção da Cartilha - guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturais. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá,PE, 2023. |
Abstract: | This artistic project aims to design a guidebook for accessibility to artistic and cultural spaces, covering the inherent legislation, technical standards, assistive technologies and procedures, based on their compilation, using graphic design tools to formulate the layout of the final product. (virtual) and promote access through assistive technologies. The theoretical framework included discussions about the concepts of Universal Design, as a tool that develops practices and strategies focusing on accessibility, both in physical terms and in terms of services, in the search for a path of continuous learning without barriers. In this constructive process of the artistic product, A/r/tography was used as a research methodology, harmoniously uniting experience and artistic research. Certain that the debate about accessibility does not end, we conclude that everyone's participation in the evolution of the concept of inclusion and diversity involves social maturation, the deconstruction of ableism, the empowerment of PwD as subjects capable of learning and becoming able to lead their lives autonomously, flexibly and participatively. |
Resumo: | Este projeto artístico tem como objetivo conceber uma cartilha-guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturais, contemplando as legislações inerentes, normas técnicas, tecnologias assistivas e procedimentos, a partir da compilação das mesmas, utilizando ferramentas do design gráfico para formular o layout do produto final (virtual) e promover o acesso por meio de tecnologias assistiva. O referencial teórico contemplou discussões acerca dos conceitos de Design Universal, como uma ferramenta que elabora práticas e estratégias focando na acessibilidade, tanto em termos físicos quanto em termos de serviços, na busca do caminho do aprendizado contínuo sem barreiras. Neste processo construtivo do produto artístico utilizou-se a A/r/tografia como metodologia de pesquisa, unindo harmonicamente a vivência e a pesquisa artística. Certas que o debate acerca da acessibilidade não se encerra, concluímos que a participação de todos na evolução do conceito de inclusão e diversidade perpassa por um amadurecimento social, na desconstrução do capacitismo, no empoderamento das PcD como sujeitos capazes de aprender e de tornar-se aptos a conduzir-se de forma autônoma, flexível e participativa suas vidas. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5966 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_amandafabriciasobralsantos_silvandagalvaoarruda.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons