Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDomingos, Ingrid Borba de Souza Pinto-
dc.contributor.authorSantos, Amanda Fabricia Sobral-
dc.contributor.authorArruda, Silvanda Galvão de-
dc.date.accessioned2024-08-01T18:18:35Z-
dc.date.available2024-08-01T18:18:35Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Fabricia Sobral ; ARRUDA, Silvanda Galvão de. Concepção da Cartilha - guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturais. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá,PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5966-
dc.descriptionEste projeto artístico tem como objetivo conceber uma cartilha-guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturais, contemplando as legislações inerentes, normas técnicas, tecnologias assistivas e procedimentos, a partir da compilação das mesmas, utilizando ferramentas do design gráfico para formular o layout do produto final (virtual) e promover o acesso por meio de tecnologias assistiva. O referencial teórico contemplou discussões acerca dos conceitos de Design Universal, como uma ferramenta que elabora práticas e estratégias focando na acessibilidade, tanto em termos físicos quanto em termos de serviços, na busca do caminho do aprendizado contínuo sem barreiras. Neste processo construtivo do produto artístico utilizou-se a A/r/tografia como metodologia de pesquisa, unindo harmonicamente a vivência e a pesquisa artística. Certas que o debate acerca da acessibilidade não se encerra, concluímos que a participação de todos na evolução do conceito de inclusão e diversidade perpassa por um amadurecimento social, na desconstrução do capacitismo, no empoderamento das PcD como sujeitos capazes de aprender e de tornar-se aptos a conduzir-se de forma autônoma, flexível e participativa suas vidas.pt_BR
dc.description.abstractThis artistic project aims to design a guidebook for accessibility to artistic and cultural spaces, covering the inherent legislation, technical standards, assistive technologies and procedures, based on their compilation, using graphic design tools to formulate the layout of the final product. (virtual) and promote access through assistive technologies. The theoretical framework included discussions about the concepts of Universal Design, as a tool that develops practices and strategies focusing on accessibility, both in physical terms and in terms of services, in the search for a path of continuous learning without barriers. In this constructive process of the artistic product, A/r/tography was used as a research methodology, harmoniously uniting experience and artistic research. Certain that the debate about accessibility does not end, we conclude that everyone's participation in the evolution of the concept of inclusion and diversity involves social maturation, the deconstruction of ableism, the empowerment of PwD as subjects capable of learning and becoming able to lead their lives autonomously, flexibly and participatively.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent26f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectA/r/tografiapt_BR
dc.subjectArtografiapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectArte e designpt_BR
dc.subjectDesign Universalpt_BR
dc.titleConcepção da Cartilha - guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2162587372611292pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7588255043907799pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5227524047321329pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGravatá, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_amandafabriciasobralsantos_silvandagalvaoarruda.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons