Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5964
Título: Pod Ver Cinema: a prática cineclubista como ferramenta pedagógica no ambiente escolar
Autor: Lima, Aline Cristina Lins de
Otaviano, Jéssica Maria de Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3332713881164545
http://lattes.cnpq.br/9898593960774482
Orientador: Carvalho, Alfredo Taunay Colins de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1610848666165965
Palavras-chave: Cinema;Cineclubes;Podcast
Data do documento: 13-Jul-2023
Citação: LIMA, Aline Cristina Lins de; OTAVIANO, Jéssica Maria de Oliveira. Pod Ver Cinema: a prática cineclubista como ferramenta pedagógica no ambiente escolar. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina,PE, 2023.
Abstract: The following Final Paper has as its main objective to create a podcast as a didactic tool for art education. This work discusses the process of creating and launching Pod Ver Cinema, a podcast designed by the authors to talk about cinema, education and film club. The research aims to understand the relevance of cinematographic art and of film club as an educational tool for the school through the podcast. The podcast has an interview with a professional in cinema and education. At the time of publication of this work, an episode was published on the Spotify platform. The podcast format was chosen because it allows the discussions of this work to go beyond the academic environment, considering that podcasts are widely consumed today by people of different degrees of education. We rely on authors such as Rosália Duarte, Ana Mae Barbosa and others. Based on the discussions presented, it is considered that the film club practice is an essential pedagogical tool to be used in the school environment.
Resumo: O seguinte Trabalho de Conclusão de Curso tem como principal objetivo desenvolver um podcast como ferramenta didática para arte educação. Este trabalho discorre sobre o processo de criação e lançamento do Pod Ver Cinema, podcast concebido pelas autoras para falar sobre cinema, educação e cineclubismo. A pesquisa tem como objetivo entender a relevância da arte cinematográfica e, mais precisamente, do cineclubismo, como ferramenta pedagógica para a escola, por meio da produção e realização do podcast. O podcast conta com uma entrevista com profissional da área do cinema e da educação. Até o momento da publicação deste trabalho, foi gravado e disponibilizado um episódio na plataforma Spotify. O formato de podcast foi escolhido por permitir que as discussões deste trabalho extrapolem o meio acadêmico, tendo em vista que podcasts são muito consumidos atualmente, por pessoas de diferentes graus de formação. Como bibliografia, apoiamo-nos em autores como: Rosália Duarte e Ana Mae Barbosa, entre outros. Com base nas discussões apresentadas, considera-se que a prática cineclubista é uma importante ferramenta pedagógica para ser utilizada no ambiente escolar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5964
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alinecristinalinsdelima_jessicamariadeoliveiraotaviano.pdf654,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons