Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/596
Título: Coleópteros das famílias buprestidae e cerambycidae causadores de danos em espécies florestais arbóreas
Autor: Marques, Edmilson Jacinto
Carrano Moreira, Alberto Fabio
Marques, Irene Maria Ramos
Palavras-chave: Broca (Inseto);Florestas;Besouro
Data do documento: 1997
Citação: MARQUES, Edmilson Jacinto; CARRANO MOREIRA, Alberto Fabio; MARQUES, Irene Maria Ramos. Coleópteros das famílias buprestidae e cerambycidae causadores de danos em espécies florestais arbóreas. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 8, p. 71-84, 1997.
Abstract: As coleobrocas desempenham um importante papel nas comunidades florestais por sua participação na reciclagem de nutrientes, essencial para a sucessão florestal. Os coleópteros das Famílias Buprestidae e cerambycidae são brocas bastante comuns em plantios florestais causando mortalidade das árvores, danificando a madeira ou simplesmente como pragas secundárias. Estes insetos estão freqüentemente ligados ao processo inicial de decomposição de arvores em pé, já danificadas por outros insetos ou por causas diversas, ou de toras recém-coitadas. Os cerambicídeos incluem brocas da casca, brocas do lenho e os autênticos serra-paus, os quais constituem motivo de preocupação para os silvicultores e madeireiros. Este artigo é uma revisão literária de ambas as famílias com ênfase na importância econômica, danos causados e métodos de controle. Uma lista com as principais espécies brasileiras que causam problemas para a silvicultura e seus respectivos hospedeiros é fornecida em apêndice.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/596
Aparece nas coleções:n. 8, 1997 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n8_1997_agro_06.pdf600,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador