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Título: IMPLICAÇÕES ESTRUTURAIS DOS ERROS DE EXECUÇÃO EM TRELIÇAS PLANAS METÁLICAS DESTINADAS AO VIGAMENTO PRINCIPAL DE PONTES RETAS FERROVIÁRIAS
Autor: Siebert, Ana Paula de Farias
Endereco Lattes do autor: https://lattes.cnpq.br/8706577989789156
Orientador: Melo, Weslley Imperiano Gomes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4789771132461158
Palavras-chave: vigamento principal;pontes metálicas;treliça plana;erros de execução
Data do documento: 7-Mar-2024
Citação: SIEBERT, Ana Paula de Farias. IMPLICAÇÕES ESTRUTURAIS DOS ERROS DE EXECUÇÃO EM TRELIÇAS PLANAS METÁLICAS DESTINADAS AO VIGAMENTO PRINCIPAL DE PONTES RETAS FERROVIÁRIAS. 2024. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024.
Abstract: Flat trusses are used in a variety of applications, including to make up the main girder of a straight bridge. They are commonly used in road or railway bridges with medium to long distance spans, as they have a large load capacity. It is essential to correctly execute this type of structure, so that there is a good performance of its operation. Therefore, this work deals with the evaluation of a lattice structure that will serve to compose the main frame of a straight railway bridge, idealized in the region of Greater Recife as a case study, where two different types of construction forms will be analyzed: one executed following the parameters determined by the structural design and the other with executive errors. The comparative analysis showed that the error due to eccentricity of 150 mm in some connections in the profiles, caused the truss to behave as a flat frame, generating cutting and bending forces, where it was verified the need to increase the gauge of the profiles, in approximately 64% of the steel area, to support the requests arising from the execution error. increasing the costs of the work.
Resumo: As treliças planas são utilizadas em uma variedade de aplicações, incluindo para compor o vigamento principal de uma ponte reta. São comumente utilizadas em pontes rodoviárias ou ferroviárias com vãos de média a longa distância, pois possuem uma grande capacidade de carga. É fundamental a execução correta desse tipo de estrutura, para que se tenho um bom desempenho do seu funcionamento. Por isso, este trabalho versa sobre a avaliação de uma estrutura treliçada que servirá para compor o vigamento principal de uma ponte reta ferroviária, idealizada na região da grande Recife como estudo de caso, onde será analisado dois tipos diferentes de formas construtivas: uma executada seguindo os parâmetros determinados pelo projeto estrutural e a outra com erros executivos. A análise comparativa, mostrou que o erro por excentricidade de 150 mm em algumas ligações nos perfis, fez com que a treliça passasse a se comportar como um pórtico plano, gerando esforços de cortante e fletor, onde foi verificado a necessidade de aumentar a bitola dos perfis, em aproximadamente 64% de área de aço, para suportar as solicitações provenientes do erro de execução, aumentando os custos da obra.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5927
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