Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5886
Título: | Bingo Pitagórico: um recurso didático para o estudo do teorema de Pitágoras com estudantes surdos |
Autor: | Oliveira, Izadora Matilde de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6855272795384830 |
Orientador: | Espíndola, Elisângela Bastos de Melo |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0367382856462792 |
Co-orientador : | Marques, Rafael Emil Korossy |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/7531969835893918 |
Palavras-chave: | Estudantes surdos;Pitágoras, Teorema de;Jogos no ensino de matemática;Bingo |
Data do documento: | 7-Mar-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Izadora Matilde de. Bingo Pitagórico: um recurso didático para o estudo do teorema de Pitágoras com estudantes surdos. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | This research aims to analyze the use of the "Pythagorean Bingo" as a didactic resource to promote the understanding of deaf students of the 1st year of High School about the Pythagorean theorem. For this, we took as theoretical support research on the teaching of mathematics to the deaf. The research was carried out with 12 deaf participants, students of a public school in Recife-PE. Data production occurred in three stages. In the first, we made a diagnosis about the students' difficulties in Mathematics and especially about the Pythagorean theorem. In the second, we aim to explain how to calculate the measurement of one of the sides of the right triangle in order to prepare students for the use of the game. In the third stage, we applied a questionnaire for the students to give their opinion on the activities that were carried out in the previous stages. The results indicate that the students had a good development in the understanding of the Pythagorean theorem with the realization of the game. This reveals clues about the need for more research on games and other didactic resources for teaching Mathematics to deaf people in the final years of Elementary School and/or High School. |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o uso do “Bingo Pitagórico” como recurso didático para promover a compreensão de estudantes surdos do 1º ano do Ensino Médio sobre o teorema de Pitágoras. Para isso, tomamos como suporte teórico pesquisas sobre o ensino de Matemática para surdos. A pesquisa foi realizada com 12 participantes surdos, estudantes de uma escola pública em Recife–PE. A produção dos dados ocorreu em três etapas. Na primeira, realizamos uma diagnose sobre as dificuldades dos estudantes em Matemática e sobre especialmente o teorema de Pitágoras. Na segunda, visamos explicar como calcular a medida de um dos lados do triângulo retângulo a fim de preparar os alunos para o uso do jogo. Na terceira etapa, aplicamos um questionário para os alunos opinarem sobre as atividades que foram realizadas nas etapas anteriores. Os resultados indicam que os alunos tiveram um bom desenvolvimento na compreensão do teorema de Pitágoras, com a realização do jogo. O que nos revela pistas sobre a necessidade de mais pesquisas sobre jogos e outros recursos didáticos para o ensino de Matemática para pessoas surdas, nos anos finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5886 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Matemática (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_izadoramatildedeoliveira.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons