Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5878
Título: Saraus poéticos: educação não formal e tradição
Autor: Peixôto, Tamires Drielly de Araújo Pereira
Orientador: Paes, Iêdo de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3281218394136739
Palavras-chave: Recitações;Interpretação oral de poesia;Sarau literário;Oralidade na literatura;Educação popular
Data do documento: 11-Set-2023
Citação: PEIXÔTO, Tamires Drielly de Araújo Pereira. Saraus poéticos: educação não formal e tradição. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: El objetivo del artículo es destacar la relevancia de la velada poética como una manifestación artístico-cultural que promueve la educación no formal. La investigación bibliográfica también se basa en el método de Sistematización de las Experiencias sociales vividas en las veladas poéticas que tienen lugar en la región metropolitana de la ciudad de Recife-PE. Para el análisis, se consideraron las siguientes categorías: cultura popular; educación popular; Las funciones de la oralidad, a partir de los supuestos teóricos: vocalidad, recepción, interpretación y tradición. Para ello se trajeron algunos recortes históricos, enfatizando la importancia de algunos movimientos, son: cultura popular y educación popular; movimientos poéticos que tuvieron lugar en la región metropolitana de Recife, entre ellos, el Movimiento de Escritores Independientes (MEI); movimientos poéticos que suceden hoy en Recife. Elegimos como objetos de análisis el Grupo Cultural de Alto José do Pinho - Poesis y Sarau da Boa Vista. Según el análisis de los datos, las veladas poéticas se establecen como una práctica de educación no formal, lo que contribuye al mantenimiento de una tradición oral que da continuidad y resignifica las prácticas culturales de la época medieval. En una perspectiva transdisciplinaria de la educación, las veladas poéticas también se configuran como una fuente de conocimiento e investigación con contenidos relevantes para la educación formal.
Resumo: O objetivo do artigo é ressaltar a relevância do sarau poético enquanto uma manifestação artística - cultural que promove educação não formal. A pesquisa de investigação bibliográfica, também se apoia no método de sistematização das experiências sociais vivenciadas nos saraus poéticos que acontecem na região metropolitana da cidade do Recife-PE. Para análise, foram consideradas as seguintes categorias: cultura popular; educação popular; as funções da oralidade, partindo dos pressupostos teóricos: vocalidade, recepção, performance e tradição. Para isso foram trazidos alguns recortes históricos, frisando a importância de alguns movimentos, são eles: de cultura popular e educação popular; movimentos poéticos que aconteceram na região metropolitana do Recife, dentre eles, o Movimento de Escritores Independentes (MEI); movimentos poéticos que acontecem no Recife atualmente. Elegemos enquanto objetos de análise o Grupo Cultural do Alto José do Pinho - Poesis e o Sarau da Boa Vista. Conforme análise de dados, os saraus poéticos se estabelecem como uma prática de educação não formal, que contribui para a manutenção de uma tradição oral que dá continuidade e ressignifica as práticas culturais da época medieval. Numa perspectiva transdisciplinar da educação os saraus poéticos também se configuram como uma fonte de conhecimento e pesquisa com relevantes conteúdos para a educação formal.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5878
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_tamiresdriellydearaujopereirapeixoto.pdf590,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons