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Título: Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas
Autor: Souza, Ariadyne Lúcia de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7746329437428824
Orientador: Andrade, Juliana Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9273063697259288
Palavras-chave: Ensino de história;História (Ensino médio);Base Nacional Comum Curricular;Atualidades;Tecnologia
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: SOUZA, Ariadyne Lúcia de. Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo analisar o lugar dos conteúdos chamados de atualistas na política curricular para a área de História no Brasil. Para tal, usamos a estratégia da Análise de Conteúdo, para observar como na Lei das Diretrizes e Bases (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nas narrativas dos estudantes do Ensino Médio do Colégio e Curso Desafio, como os conteúdos e temas considerados atualistas aparecem. O atualismo é um tempo presente nas aulas de História, sendo assim, faz-se necessário entender como a concepção de tempo que surge a partir dos avanços tecnológicos causam impactos significativos na vida dos adolescentes e nos modos de compreender os eventos históricos e o tempo. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como os dispositivos legais encaram a demanda atual de temas da atualidade, e como os discentes mobilizam tais conhecimentos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5870
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

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