Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5870
Título: | Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas |
Autor: | Souza, Ariadyne Lúcia de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7746329437428824 |
Orientador: | Andrade, Juliana Alves de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9273063697259288 |
Palavras-chave: | Ensino de história;História (Ensino médio);Base Nacional Comum Curricular;Atualidades;Tecnologia |
Data do documento: | 19-Set-2023 |
Citação: | SOUZA, Ariadyne Lúcia de. Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo analisar o lugar dos conteúdos chamados de atualistas na política curricular para a área de História no Brasil. Para tal, usamos a estratégia da Análise de Conteúdo, para observar como na Lei das Diretrizes e Bases (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nas narrativas dos estudantes do Ensino Médio do Colégio e Curso Desafio, como os conteúdos e temas considerados atualistas aparecem. O atualismo é um tempo presente nas aulas de História, sendo assim, faz-se necessário entender como a concepção de tempo que surge a partir dos avanços tecnológicos causam impactos significativos na vida dos adolescentes e nos modos de compreender os eventos históricos e o tempo. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como os dispositivos legais encaram a demanda atual de temas da atualidade, e como os discentes mobilizam tais conhecimentos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5870 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_ariadyneluciadesouza.pdf | 280,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons