Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5870
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, Juliana Alves de | - |
dc.contributor.author | Souza, Ariadyne Lúcia de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T13:21:00Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T13:21:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ariadyne Lúcia de. Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5870 | - |
dc.description | Este artigo tem como principal objetivo analisar o lugar dos conteúdos chamados de atualistas na política curricular para a área de História no Brasil. Para tal, usamos a estratégia da Análise de Conteúdo, para observar como na Lei das Diretrizes e Bases (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nas narrativas dos estudantes do Ensino Médio do Colégio e Curso Desafio, como os conteúdos e temas considerados atualistas aparecem. O atualismo é um tempo presente nas aulas de História, sendo assim, faz-se necessário entender como a concepção de tempo que surge a partir dos avanços tecnológicos causam impactos significativos na vida dos adolescentes e nos modos de compreender os eventos históricos e o tempo. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como os dispositivos legais encaram a demanda atual de temas da atualidade, e como os discentes mobilizam tais conhecimentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | História (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Atualidades | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | ATRIBUIÇÃO-NÃOCOMERCIAL-SEMDERIVAÇÕES 4.0 INTERNACIONAL (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7746329437428824 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9273063697259288 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em História | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_ariadyneluciadesouza.pdf | 280,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons