Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5859
Título: Sequência didática sobre o estudo químico das drogas: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas
Autor: Bomfin, Flávia Barros do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1968699659499222
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Co-orientador : Silva, Leiliane Alves da
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/7921207915607413
Palavras-chave: Ensino de química;Química orgânica;Sequência didática;Drogas
Data do documento: 7-Mar-2024
Citação: BOMFIN, Flávia Barros do. Sequência didática sobre o estudo químico das drogas: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This research sought to propose a didactic sequence to provide theoretical and practical support for educators in approaching the theme “Drugs” in the Chemistry classroom. The Chemistry discipline taught in schools continues, at times, to be organized through traditional pedagogical perspectives, focusing on the idea of transmission-reception and without considering the process of knowledge construction by the student. Furthermore, we have teaching focused only on conceptual aspects, definitions of law and memorization of isolated content. In this way, thinking about students as social beings and with the purpose of using contextualization as a necessary tool for the transposition between scientific knowledge and school knowledge, we present a proposal for a Didactic Sequence (SD) based on a generating theme of a social nature , drugs and prevention of their abusive use, associated with the introduction of organic functions. Faced with the growing use of illicit drugs by young people, schools must play a fundamental role in preventing and adequately addressing this issue. Many educators may be anxious about what to do in the classroom when the subject is drugs, resulting from a lack of preparation during their initial training, ignored in most undergraduate courses. In this sense, we opted for a descriptive approach methodology, with DS based, from an epistemological and pedagogical point of view, based on the Three Pedagogical Moments (3MP), which is characterized by the existence of three important stages, the Initial Problematization, the Organization of Knowledge, and the Application of Knowledge. As a starting point, we present an initial view of the theme “Drugs” and subsequently exemplify and address specific aspects of certain drugs and the organic functions present, based on the recognition of the functional group. The theme “Drugs” allowed for a broad exploration, enabling students to acquire knowledge about Chemistry and develop skills that help to form critical and reflective citizens.
Resumo: Essa pesquisa buscou propor uma sequência didática para dar subsídios teóricos e práticos para os educadores na abordagem da temática “Drogas” na sala de aula de Química. A disciplina de Química trabalhada nas escolas continua, por vezes, sendo organizada por meio de perspectivas pedagógicas tradicionais, com foco na ideia de transmissão-recepção e sem considerar que o processo de construção de conhecimento, pelo estudante. Ainda, temos um ensino focado apenas em aspectos conceituais, definições de lei e memorização de conteúdos isolados. Desta forma, pensando nos estudantes como seres sociais e com o propósito de utilizar a contextualização como ferramenta necessária para a transposição entre os saberes científicos e os saberes escolares, apresentamos uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir de um tema gerador de caráter social, as drogas e a prevenção ao seu uso abusivo, associado à introdução das funções orgânicas. Frente ao uso crescente de drogas ilícitas pela juventude, a escola deve assumir um papel fundamental no trabalho de prevenção e de adequado encaminhamento dessa questão. Muitos educadores podem apresentar ansiedade sobre o que fazer em sala de aula quando o assunto são as drogas, decorrente da falta de preparação durante a sua formação inicial, ignorado na maioria dos cursos de licenciatura. Nesse sentindo, optamos por uma metodologia de abordagem descritiva, com a SD fundamentada, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), que se caracteriza pela existência de três etapas importantes, a Problematização Inicial, a Organização do Conhecimento, e a Aplicação do Conhecimento. Como ponto de partida, apresentamos uma visão inicial da temática “Drogas” e posteriormente exemplificando e abordando aspectos específicos de determinadas drogas e das funções orgânicas presentes, a partir do reconhecimento do grupo funcional. O tema “Drogas” permitiu uma ampla exploração, possibilitando aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre Química e o desenvolvimento de competências que ajudam na formação de cidadãos críticos e reflexivos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5859
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_flaviabarrosdobomfin.pdf387,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons