Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5840
Título: | Sistema de suporte à criação de modelos de classificação para a previsão de evasão no ensino superior |
Autor: | Costa, Tarcísio Barbosa da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6560255346406064 |
Orientador: | Alencar, Andrêza Leite de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/6060587704569605 |
Co-orientador : | Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/1399502815770584 |
Palavras-chave: | Evasão universitária;Mineração de dados (Computação);Levantamentos educacionais;Inteligência competitiva (Administração);Aprendizado do computador |
Data do documento: | 8-Mar-2024 |
Citação: | COSTA, Tarcísio Barbosa da. Sistema de suporte à criação de modelos de classificação para a previsão de evasão no ensino superior. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Student dropout is one of the greatest challenges faced by university degree institutions. In order to mitigate it, those institutions develop moitoring and analysis tools regarding this phenomenon. One of many existing methodologies to do so is the recognition of student characteristics that leads to dropout, and ond of many existing tools is SABIA: a virtual dashboard responsible for supporting evidence-based management allied to concepts like Learning/Academic Analytics and Business Intelligence. This work expands SABIA through a new page able to create user-customizable supervisioned learning models, offering feature analysis from students and predicting their final status based on those features. Information obtained through those models enables the recognition of risk features on student profiles and assists managers on providin guidelines for applying countermeasures against dropout. |
Resumo: | A evasão estudantil é um dos maiores desafios a serem enfrentados por Instituições de Ensino Superior. A fim de mitigá-la, as instituições elaboram ferramentas para monitoramento e análise deste fenômeno. Uma das metodologias existentes para tal é a identificação de características de estudantes que levam à evasão, e uma das ferramentas construídas é o SABIA: um dashboard virtual responsável por dar suporte à gestão baseada em evidências, aliado a conceitos de Learning/Academic Analytics e Business Intelligence. Este trabalho expande o SABIA através de uma nova página capaz criar modelos de aprendizado supervisionado personalizáveis pelo usuário, oferecendo análises de características estudantis e realizando previsões da situação final do discente baseadas nas mesmas. As informações obtidas pelos modelos proporcionam a identificação de fatores de risco em perfis discentes e auxiliam os gestores da instituição no desenvolvimento de diretrizes para a adoção de medidas contra a evasão. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5840 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_tarcisiobarbosadacosta.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons