Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlencar, Andrêza Leite de-
dc.contributor.authorCosta, Tarcísio Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-07-01T16:25:50Z-
dc.date.available2024-07-01T16:25:50Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Tarcísio Barbosa da. Sistema de suporte à criação de modelos de classificação para a previsão de evasão no ensino superior. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5840-
dc.descriptionA evasão estudantil é um dos maiores desafios a serem enfrentados por Instituições de Ensino Superior. A fim de mitigá-la, as instituições elaboram ferramentas para monitoramento e análise deste fenômeno. Uma das metodologias existentes para tal é a identificação de características de estudantes que levam à evasão, e uma das ferramentas construídas é o SABIA: um dashboard virtual responsável por dar suporte à gestão baseada em evidências, aliado a conceitos de Learning/Academic Analytics e Business Intelligence. Este trabalho expande o SABIA através de uma nova página capaz criar modelos de aprendizado supervisionado personalizáveis pelo usuário, oferecendo análises de características estudantis e realizando previsões da situação final do discente baseadas nas mesmas. As informações obtidas pelos modelos proporcionam a identificação de fatores de risco em perfis discentes e auxiliam os gestores da instituição no desenvolvimento de diretrizes para a adoção de medidas contra a evasão.pt_BR
dc.description.abstractStudent dropout is one of the greatest challenges faced by university degree institutions. In order to mitigate it, those institutions develop moitoring and analysis tools regarding this phenomenon. One of many existing methodologies to do so is the recognition of student characteristics that leads to dropout, and ond of many existing tools is SABIA: a virtual dashboard responsible for supporting evidence-based management allied to concepts like Learning/Academic Analytics and Business Intelligence. This work expands SABIA through a new page able to create user-customizable supervisioned learning models, offering feature analysis from students and predicting their final status based on those features. Information obtained through those models enables the recognition of risk features on student profiles and assists managers on providin guidelines for applying countermeasures against dropout.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectLevantamentos educacionaispt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.titleSistema de suporte à criação de modelos de classificação para a previsão de evasão no ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseATRIBUIÇÃO-NÃOCOMERCIAL-COMPARTILHAIGUAL 4.0 INTERNACIONAL (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6560255346406064pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6060587704569605pt_BR
dc.contributor.advisor-coAlbuquerque Junior, Gabriel Alves de-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1399502815770584pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tarcisiobarbosadacosta.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons