Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5832
Título: Percursos formativos: experiências com a escrita literária no contexto da residência pedagógica
Autor: Silva Filho, Dawsley Mario
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4175604096914992
Orientador: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
Palavras-chave: Língua portuguesa;Formação de professores;Prática docente;Prática pedagógica;Produção de textos
Data do documento: 27-Fev-2024
Citação: SILVA FILHO, Dawsley Mario. Percursos formativos: experiências com a escrita literária no contexto da residência pedagógica. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este relato trata sobre mis experiencias como residente en el Programa de Residencia Pedagógica (PRP), en el contexto de mi iniciación a la enseñanza en Lengua Portuguesa, durante mi formación en Licenciatura en Letras - Portugués y Español en la Universidad Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Su objetivo es describir y reflexionar sobre las actividades realizadas en el Programa, basándose en vivencias en la escuela-campo, observaciones y reflexiones personales, con el fin de trasladar el aprendizaje académico a la práctica docente cotidiana, abordando la conducción de clases, actividades y evaluaciones. Además, el relato discute la concepción y ejecución de un proyecto didáctico que implica la elaboración de un libro de cuentos y poemas durante las clases del Programa. Se destaca, además, la relevancia de la residencia pedagógica como un componente enriquecedor de la formación académica y profesional de los licenciados, proporcionando una inmersión significativa en el ambiente escolar, especialmente para aquellos que aún no han tenido la oportunidad de experimentar la práctica en el aula.
Resumo: Este relato discorre sobre as minhas experiências como residente no Programa de Residência Pedagógica (PRP), no contexto da iniciação à docência em Língua Portuguesa, durante minha formação em Licenciatura em Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Seu objetivo é descrever e refletir sobre as atividades realizadas no programa, com base em vivências na escola-campo, em observações e em reflexões pessoais, visando à transposição do aprendizado acadêmico para a prática docente cotidiana, ao abordar a condução de aulas, de atividades e de avaliações. Além disso, o relato discute a concepção e a execução de um projeto didático envolvendo a elaboração de um livro de contos e de poemas durante as aulas do programa. Destaca-se, ainda, a relevância da residência pedagógica como um programa enriquecedor da formação acadêmica e profissional dos licenciandos, proporcionando uma imersão significativa no ambiente escolar, especialmente para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de experienciar a prática em sala de aula.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5832
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_dawsleymariosilvafilho.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons