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Título: Análise regional das diferenças nas notas do ENEM entre as escolas públicas e privadas no pós-pandemia
Autor: Costa, Jackson Antônio
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9376127966328375
Orientador: Souza, Poema Isis Andrade de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2017359154121135
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil);Desempenho;COVID-19, Pandemia de;Disparidades regionais;Condições socioeconômicas
Data do documento: 5-Mar-2024
Citação: COSTA, Jackson Antônio. Análise regional das diferenças nas notas do ENEM entre as escolas públicas e privadas no pós-pandemia. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The ENEM (National High School Exam), created in 1998, is the main means of access to higher education in Brazil, providing access to programs such as SISU (Unified Selection System), PROUNI (University for All Program) and FIES (Student Financing Fund). Therefore, this study aims to understand the factors that influence the ENEM scores of candidates, analyzing two databases (2019 and 2022) to examine the variations in scores in the period before and after the COVID-19 pandemic and, consequently, the disparities between the Southeast and Northeast regions of Brazil. At first, the Ordinary Least Squares (OLS) model was estimated with the proposition of analyzing the correlation of the scores obtained by the candidate with the school of origin, using socioeconomic variables as control variables. It is important to consider the bias of the school’s origin and the socioeconomic profile of the students, as students from private schools tend to have better grades. To mitigate this bias, the Propensity Score Matching (PSM) method was used, which is a valuable tool when the intention is to control selection biases. The results found reveal a discrepancy between the years 2019 and 2022, demonstrating an intensification of regional distortions in education, with better grade yields for students from private schools in the post-COVID-19 pandemic in the Southeast region.
Resumo: O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), criado em 1998, é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando acesso a programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificado), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Portanto, este estudo visa compreender os fatores que influenciam as notas do ENEM dos candidatos, analisando duas bases de dados (2019 e 2022) para examinar as variações nas notas no período antes e depois da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, as disparidades entre as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. No primeiro momento, foi estimado o modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com a proposição de analisar a correlação das notas obtidas pelo candidato com a escola de origem, utilizando variáveis socioeconômicas como variáveis de controle. É importante considerar o viés de origem da escola e do perfil soieconômico dos estudantes, visto que alunos de escolas privadas tendem a ter melhores notas. Para mitigar esse viés, utilizou-se o método de Propensity Score Matching (PSM), que é uma ferramenta valiosa quando o intuito ao controle de vieses de seleção. Os resultados encontrados revelam uma discrepância entre os anos de 2019 e 2022, demonstrando uma intensificação das distorções regionais na educação, com melhores rendimentos de nota para os alunos das escolas privadas no pós-pandemia da COVID-19 na região Sudeste.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5709
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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