Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Poema Isis Andrade de-
dc.contributor.authorCosta, Jackson Antônio-
dc.date.accessioned2024-05-28T14:35:38Z-
dc.date.available2024-05-28T14:35:38Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.identifier.citationCOSTA, Jackson Antônio. Análise regional das diferenças nas notas do ENEM entre as escolas públicas e privadas no pós-pandemia. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5709-
dc.descriptionO ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), criado em 1998, é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando acesso a programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificado), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Portanto, este estudo visa compreender os fatores que influenciam as notas do ENEM dos candidatos, analisando duas bases de dados (2019 e 2022) para examinar as variações nas notas no período antes e depois da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, as disparidades entre as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. No primeiro momento, foi estimado o modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com a proposição de analisar a correlação das notas obtidas pelo candidato com a escola de origem, utilizando variáveis socioeconômicas como variáveis de controle. É importante considerar o viés de origem da escola e do perfil soieconômico dos estudantes, visto que alunos de escolas privadas tendem a ter melhores notas. Para mitigar esse viés, utilizou-se o método de Propensity Score Matching (PSM), que é uma ferramenta valiosa quando o intuito ao controle de vieses de seleção. Os resultados encontrados revelam uma discrepância entre os anos de 2019 e 2022, demonstrando uma intensificação das distorções regionais na educação, com melhores rendimentos de nota para os alunos das escolas privadas no pós-pandemia da COVID-19 na região Sudeste.pt_BR
dc.description.abstractThe ENEM (National High School Exam), created in 1998, is the main means of access to higher education in Brazil, providing access to programs such as SISU (Unified Selection System), PROUNI (University for All Program) and FIES (Student Financing Fund). Therefore, this study aims to understand the factors that influence the ENEM scores of candidates, analyzing two databases (2019 and 2022) to examine the variations in scores in the period before and after the COVID-19 pandemic and, consequently, the disparities between the Southeast and Northeast regions of Brazil. At first, the Ordinary Least Squares (OLS) model was estimated with the proposition of analyzing the correlation of the scores obtained by the candidate with the school of origin, using socioeconomic variables as control variables. It is important to consider the bias of the school’s origin and the socioeconomic profile of the students, as students from private schools tend to have better grades. To mitigate this bias, the Propensity Score Matching (PSM) method was used, which is a valuable tool when the intention is to control selection biases. The results found reveal a discrepancy between the years 2019 and 2022, demonstrating an intensification of regional distortions in education, with better grade yields for students from private schools in the post-COVID-19 pandemic in the Southeast region.pt_BR
dc.format.extent52 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia dept_BR
dc.subjectDisparidades regionaispt_BR
dc.subjectCondições socioeconômicaspt_BR
dc.titleAnálise regional das diferenças nas notas do ENEM entre as escolas públicas e privadas no pós-pandemiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9376127966328375pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2017359154121135pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Economiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jacksonantoniocosta.pdf719,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons