Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5681
Título: Ética na gestão de conflitos em serviços de alimentação.
Autor: Souza, Ynglides Natasha Feliciano de
Orientador: Shinohara, Neide Kazue Sakugawa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7105928729564845
Palavras-chave: Serviço de alimentação;Ética;Administração de conflitos;Ambiente de trabalho
Data do documento: 21-Fev-2024
Citação: SOUZA, Ynglides Natasha Feliciano de. Ética na gestão de conflitos em serviços de alimentação. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Ethics in the workplace, especially in the food service sector, is fundamental to the success of companies. Food safety, product quality and customer satisfaction depend on a positive and productive environment where conflicts are managed effectively. This case study examines the importance of ethics in conflict management and how it can improve corporate environments, strengthen relationships between employees and boost the growth of companies in the food service sector. Ethics in conflict management is essential to the success of companies in the food service sector. By investing in ethical practices, companies can build healthier work environments, strengthen employee relationships and drive sustainable growth. This study aimed to understand how ethics is understood by employees/managers, whether it is practiced between employees and companies and how conflict management can influence these actions. In the survey, 57.5% of respondents believe that their colleagues do not act ethically in the workplace. With regard to frequent experiences with unethical situations, a considerable proportion of respondents (85%) had experienced situations they considered unethical at work, such as bullying (30%), discrimination (22.5%), gossip (17.5%) and gender prejudice (5%). Concern was expressed about the lack of effective and safe reporting channels, which is why only 7.5% of employees reported the conflict(s) to their superiors, demonstrating the concern of fear and fear of punishment and embarrassment in the workplace.In view of these findings, it is necessary to implement training, awareness campaigns and codes of conduct that reinforce the importance of ethics; create safe and effective reporting channels; investigate and punish cases of unethical behavior, demonstrating that the company does not tolerate inappropriate behavior.
Resumo: A ética no ambiente de trabalho, especialmente no setor de serviços de alimentação, é fundamental para o sucesso das empresas. A segurança alimentar, a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes dependem de um ambiente positivo e produtivo, onde os conflitos sejam gerenciados de forma eficaz, além de serem essenciais para a sustentabilidade da empresa. A ética na gestão de conflitos é essencial para o sucesso das empresas no setor de serviços de alimentação. Ao investir em práticas éticas, as empresas podem construir ambientes de trabalho mais saudáveis, fortalecer os relacionamentos entre os funcionários e impulsionar o crescimento sustentável. Este estudo teve como objetivo compreender como a ética é entendida pelos colaboradores/gestores, se é praticada entre colaboradores e empresas e como a gestão de conflitos pode influenciar nessas ações. No levantamento, 57,5% dos respondentes acreditam que seus colegas não agem de forma ética no ambiente de trabalho. Em relação às experiências frequentes com situações antiéticas, uma parcela considerável das respostas (85%) já vivenciou situações que consideraram antiéticas no trabalho, como assédio moral (30%), discriminação (22,5%), fofoca (17,5%) e preconceito de gênero (5%). Foi relatado com preocupação a falta de canais de denúncia eficazes e seguros, por isso, apenas 7,5% dos colaboradores relataram o(s) conflito(s) aos seus superiores, demonstrando a preocupação do medo e receio de punições e constrangimentos no ambiente laboral. Diante desses achados, faz-se necessário implementar treinamentos, campanhas de conscientização e códigos de conduta que reforcem a importância da ética; criação de canais de denúncia seguros e eficazes; investigar e punir casos de comportamento antiético, demonstrando que a empresa não tolera comportamentos inadequados.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5681
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_ynglidesnatashafelicianodesouza.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons