Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5666
Título: Práticas de leituras literárias na escola: biblioteca móvel como estratégia (inov)ativa para motivar competências leitoras de discentes do 9° ano do ensino fundamental
Autor: Feliciano, Josefa Rosineide dos Santos
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Incentivo à leitura;Biblioteca ambulante;Formação de leitores;Ensino fundamental
Data do documento: 24-Nov-2023
Citação: FELICIANO, Josefa Rosineide dos Santos. Práticas de leituras literárias na escola: biblioteca móvel como estratégia (inov)ativa para motivar competências leitoras de discentes do 9° ano do ensino fundamental. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral implementar projeto de leitura literária com foco na biblioteca móvel como estratégia (inov)ativa para motivar competências leitoras de discentes do 9° ano do Ensino Fundamental. Para incentivar o desenvolvimento de competências leitoras de discentes da Educação Básica, o projeto de leitura foi realizado em escola pública da rede estadual de Pernambuco e contou com doações de livros por parte da comunidade escolar, envolvendo discentes, professores e outros sujeitos da escola campo na qual a ação pedagógica foi implementada. Nas vivências no componente de Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO e no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES do Curso de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, observamos a carência da escola campo em termos de uma biblioteca adequada para a formação de leitores no contexto do Ensino Fundamental II. É importante destacar que nem sempre os discentes desenvolvem práticas de leituras com foco na criticidade e na autonomia. O problema também está associado à falta de incentivo e estratégias que possam instigar esses não leitores. O planejamento didático precisa de estratégias para auxiliar os professores a identificarem as dificuldades apresentadas pelos alunos, de modo que seja mais fácil buscar soluções para as demandas de cada turma. No tocante ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Cosson (2021) sobre a criação de círculos de leitura na sala de aula e Colomer (2003) para debater sobre a formação do leitor literário, considerando a implementação do projeto da biblioteca móvel implementado na sala de aula. Quanto ao desenho metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, a partir das vivências da pesquisadora na escola campo. Os resultados apontam para discussões interessantes de como o engajamento dos estudantes melhorou após a implementação da biblioteca móvel, bem como a doação de livros, articulados aos círculos de leitura, adotando uma maior interpretação de texto e compreensão de leitura mais abrangente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5666
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_josefarosineidedossantosfeliciano.pdf706,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons