Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5555
Título: Cultivo de camarão marinho (Litopenaeus vannamei) em baixa salinidade na Fazenda Aquicultura Tapacurá, São Lourenço da Mata - PE.
Autor: Ferreira, Danilo de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5295574324521332
Orientador: Silva, Luis Otávio Brito da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3365265235618078
Palavras-chave: Carcinicultura;Camarão;Litopenaeus Vannamei;Programas de estágio
Data do documento: 20-Set-2023
Citação: FERREIRA, Danilo de Souza. Cultivo de camarão marinho (Litopenaeus vannamei) em baixa salinidade na Fazenda Aquicultura Tapacurá, São Lourenço da Mata - PE, 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: O estágio supervisionado foi realizado na fazenda Aquicultura Tapacurá, no município de São Lourenço da Mata. A propriedade encontra-se em uma zona rural com cultivo do camarão marinho Litopenaeu vannamei usando a água do rio (baixa salinidade). Além da água que é bombeada do rio para os viveiros, é colocado sal bovino para elevar a salinidade como também correção da água com óxido de cálcio (cal virgem) e sulfato de cálcio (gesso de construção civil). A biometria é realizada uma vez por semana para acompanhamento do desempenho zootécnico, entretanto no período de chuvas, é observada altas mortalidades. A fazenda possui produção completamente diferente entre o verão e inverno, ocasionada pela queda da temperatura. Os parâmetros mais monitorados na fazenda são alcalinidade total e temperatura. Os camarões são abatidos com peso médio de 12 g com água e gelo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5555
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_danilodesouzaferreira.pdf10,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons