Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5553
Título: Educação alimentar e alimentação escolar: um diálogo entre as políticas públicas e as práticas educativas de uma escola municipal do Recife.
Autor: Oliveira, Marta Raquel do Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3637510999034508
Orientador: Faria, Andréa Alice da Cunha
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9061416520602275
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional;Merenda escolar;Hábitos alimentares;Prática pedagógica;Ensino fundamental
Data do documento: 18-Dez-2019
Citação: OLIVEIRA, Marta Raquel do Nascimento. Educação alimentar e alimentação escolar: um diálogo entre as políticas públicas e as práticas educativas de uma escola municipal do Recife. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This monograph aims to investigate the eating practices and educational practices of the Early Years of Elementary School of a School of the Recife Municipal Network, in order to contribute to the articulation of actions of Food and Nutrition Education to school practices. School lunches are one of the actions of EAN in schools and should be linked to classroom teaching, considering the relevance of healthy eating to learning. Thus, to meet the objective of the research, an Action Research was performed, since it enables the participation of the research subjects to the identified problem, in order to elaborate strategies of EAN to school practices. For this, the students' eating habits were identified during the lunch and break interval; the course of menu elaboration, production and distribution of the meals until the school; Food Education practices were identified in the classroom curriculum, and analysis of the legal frameworks that justify and subsidize the actions of Food and Nutrition Education in educational institutions, and the curriculum of the Municipal Network. Two semi-structured interviews were conducted with the lunch girl and the school coordinator. The content collected during the observations, curriculum analysis and legal frameworks of EAN, resulted in the elaboration of a material and, this, returned to the research subjects (teachers, school coordination, and other professionals), who analyzed and formulated EAN actions to school practice subsequently evaluated and presented new strategies.
Resumo: A presente monografia teve como objetivo investigar as práticas alimentares e educativas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, Recife, a fim de contribuir com a articulação de ações de Educação Alimentar e Nutricional à rotina escolar. A merenda é uma das ações de EAN nas escolas e deve estar articulada ao ensino em sala de aula, considerando a relevância da alimentação saudável para o aprendizado. Desta forma, para atender ao objetivo da pesquisa, foi realizada uma Pesquisa-ação, já que essa possibilita a participação dos sujeitos da pesquisa na problemática identificada, a fim de elaborar estratégias de EAN na escola. Para isso, foram identificadas o percurso da merenda e elaboração do cardápio, os hábitos alimentares no intervalo para a merenda, as práticas de Educação Alimentar no currículo da sala de aula, e analisados os marcos legais que justificam e subsidiam as ações de Educação Alimentar e Nutricional nas instituições de ensino e o currículo da Rede Municipal. Foram feitas duas entrevistas semiestruturadas com a merendeira e a coordenadora da escola. O conteúdo coletado durante as observações, análises do currículo e marcos legais de EAN, resultaram na elaboração de uma restituição, feita a uma parte dos sujeitos da pesquisa, e elaboradas ações de EAN na escola. Foram sete ações propostas, dentre essas foi proposta elaboração de um material educativo para ser distribuído na escola.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5553
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_martaraqueldonascimentooliveira.pdf704,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons