Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5551
Título: A escola e a representação das mulheres nos contos de fada
Autor: Guimarães, Eveline da Silva
Orientador: Portela Júnior, Aristeu
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
Palavras-chave: Filmes infantojuvenis;Contos de fadas;Mulheres - Identidade;Representações sociais;Relações de gênero
Data do documento: 6-Dez-2021
Citação: GUIMARÃES, Eveline da Silva. A escola e a representação das mulheres nos contos de fada. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This paper investigates through iconographic and bibliographic studies how two main characters from children's movies can act in the formation of women. School is seen as a place that can deconstruct limited views about gender issues. We observe the profile of the first and last Disney princesses, respectively, Snow White (1937) and Moana (2016) . The general objective of this paper is to analyze the representation of women in fairy tales. And our specific objectives are: Analyze two Disney princesses and their representations in the films and understand how these representations can influence the formation of the girl. The methodology developed was designed to understand the different roles that these princesses play in the productions. The results of the analysis point to the confirmation that these representations act directly on the formation of children's identity. And consequently, in the female identity.
Resumo: Este trabalho investiga por meio de estudos iconográficos e bibliográficos de que forma duas personagens principais de filmes infantis podem atuar na formação da mulher. Usamos como principais autores Maria Tatar que é especialista em literatura infantil, e Bruno Bettelheim que desenvolveu estudos na área da psicanálise referente aos contos de fadas. A escola é vista como um lugar que pode desconstruir visões limitadas a respeito de questões de gênero. Observamos o perfil da primeira e da Última princesa da Disney, respectivamente, Branca de Neve (1937) e Moana (2016). O objetivo geral deste trabalho é analisar a representação das mulheres nos contos de fada. E nossos objetivos específicos são: analisar duas princesas da Disney e suas representações nos filmes e entender como essas representações podem influenciar na formação da menina. A metodologia desenvolvida foi pensada a fim de perceber os diferentes papéis que essas princesas exercem nas produções e fizemos isso garimpando em sites acadêmicos trabalhos já publicados dentro da temática. Os resultados das análises apontam para a confirmação de que essas representações atuam diretamente na formação da identidade infantil. E consequentemente, na identidade feminina.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5551
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_evelinedasilvaguimaraes.pdf9,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons