Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5550
Título: “Ser professor é uma profissão que exige sim, dedicação, pesquisa, estudo e empatia”: intencionalidades da prática pedagógica exitosa de uma professora de crianças com dois anos.
Autor: Pereira, Lídia Beatriz Ramos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9104531173750488
Orientador: Carvalho, Maria Jaqueline Paes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9755289492514554
Palavras-chave: Educação Infantil;Prática pedagógica
Data do documento: 12-Set-2023
Citação: PEREIRA, Lídia Beatriz Ramos. "Ser professor é uma profissão que exige sim, dedicação, pesquisa, estudo e empatia": intencionalidades da prática pedagógica exitosa de uma professora de crianças com dois anos. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Pedagogical work with young children daily challenges professionals who work in Early Childhood Education. It is based on the challenges faced and the demands that arise in everyday school life that teachers begin to weave their pedagogical work. In this research process, the work of a teacher from the municipal network in the city of Recife-PE, certified as a teacher with successful practices, was monitored. This monitoring aimed to understand the intentions present in the pedagogical practice with two-year-old children of the aforementioned teacher. The research had a qualitative character, using observation and recording in a field diary as a basic procedure. Data analysis was carried out using the content analysis technique from the perspective of Bardin (2016). At the end of the study, it was verified the presence of pedagogical intentions in carrying out the activities proposed in the routine with the aim of providing meaningful experiences to children. Furthermore, the researched teacher demonstrated that she is aligned with a conception of children that sees them as socio-historical subjects. To this end, he proposed experiences that add to the learning and development of children, with interaction and play as the structuring axes of his practice and sharpening the senses to listen carefully to what children have to say. In this way, his pedagogical practice can be considered successful, as his planning is based on reflections and study, which consider the guidelines of official documents, linked to affective experiences and a sensitive look at the child.
Resumo: O trabalho pedagógico com crianças pequenas desafia diariamente os profissionais que atuam na Educação Infantil, é a partir dos desafios enfrentados e das demandas que surgem no dia a dia escolar que professores e professoras vão tecendo seu fazer pedagógico. Neste processo de pesquisa acompanhou-se o trabalho de uma professora da rede municipal da cidade do Recife - PE referendada como uma professora de práticas exitosas, este acompanhamento teve como objetivo compreender as intencionalidades presentes na prática pedagógica com crianças de dois anos da referida professora. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como procedimento básico a observação e o registro em diário de campo. A análise dos dados foi feita a partir da técnica da análise de conteúdo sob a perspectiva de Bardin (2016). Ao final do estudo constatou-se a presença de intencionalidades pedagógicas na realização das atividades propostas na rotina com o objetivo de proporcionar experiências significativas às crianças. Além disso, a professora pesquisada demonstrou estar alinhada com uma concepção de criança que a enxerga como sujeito sócio histórico. Para isso, propôs experiências que agregam à aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos, tendo a interação e a brincadeira como eixos estruturantes de sua prática e aguçando os sentidos para ouvir atentamente o que as crianças têm a dizer. Dessa maneira, sua prática pedagógica pode ser considerada como exitosa, pois o seu planejamento está baseado em reflexões e estudo, que consideram as orientações dos documentos oficiais, atrelado às experiências afetivas e ao olhar sensível para a criança.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5550
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lidiabeatrizramospereira.pdf25,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons