Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5541
Título: Relações entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores da sala regular na inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula de EJA.
Autor: Almeida, Marcos Afonso Monteiro de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3597509026061375
Orientador: Gama, Ywanoska Maria Santos da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1398858336713229
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos;Prática pedagógica;Educação inclusiva
Data do documento: 14-Set-2023
Citação: ALMEIDA, Marcos Afonso Monteiro de. Relações entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores da sala regular na inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula de EJA. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Historically, the educational system belonged only to equals, including young adults and the elderly, as well as people with disabilities, led to reflections that drive the reformulation of educational practices, curricular proposals and, above all, public policies. This qualitative case study sought to analyze the construction of inclusive educational practices in EJA from the articulation between professionals involved (class teacher, AEE teacher, AEE assistant) in a municipal school in Recife and, weaving the relationship of these practices with the directions proposed in the documents “Teaching Policy of the Municipal Network of Recife, Youth and Adult Education and the decree of Law n 36.306”. In this context, we made use of documentary analysis and semi-structured interviews as data collection instruments, thus, we perceive the emptying of educational policies when related to the daily school life and the recurrent speech of the research participants about the lack of moments of interaction between the educational practices studied, in addition to the lack of continuing education for the professionals who make up the school institutions.
Resumo: Historicamente o sistema educacional pertencia apenas aos “iguais”, incluir os jovens adultos e idosos e, também, as pessoas com deficiência acarretou nas reflexões que impulsionam as reformulações das práticas educativas, propostas curriculares e, sobretudo, nas políticas públicas. Este estudo de caso de caráter qualitativo buscou analisar a construção de práticas educativas inclusivas na EJA a partir da articulação entre profissionais envolvidos (professor da turma, professor do AEE, auxiliar do AEE) em uma escola municipal do Recife e, tecendo a relação dessas práticas com os direcionamentos propostos nos documentos “Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, Educação dos Jovens e Adultos e do decreto de Lei nº 36.306”. Neste contexto, fizemos uso da análise documental e da entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados, assim, percebemos o esvaziamento das políticas educacionais quando relacionadas ao cotidiano escolar e a fala recorrente das participantes da pesquisa sobre a falta de momentos de interação entre as práticas educativas estudadas, além da falta de formação continuadas para os profissionais que compõem as instituições escolares.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5541
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marcosafonsomonteirodealmeida.pdf546,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons