Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5538
Título: | As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE |
Autor: | Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/5966073895861898 |
Orientador: | Alves, Bruno Fernandes |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8297422717781216 |
Palavras-chave: | Teatro na educação;Socialização;Ensino fundamental |
Data do documento: | 18-Set-2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Cláudia Maria Ferreira do. As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | The general aim of this research is to analyze the use of theater by elementary school teachers and its contribution to the process of socializing children in a school in the city of Jaboatão dos Guararapes. In order to achieve the proposed objectives, the qualitative research, with a case study approach, used questionnaires and interviews as instruments, both carried out using the Google Form and Google Meet online platforms, respectively. The theoretical framework was based on authors who address the theme developed in the research, such as Andrade et al (2019), Barros et al (2019), Gomes (2017), Menegheti and Bueno (2010), among others. The data collected was analyzed based on the studies of Laurence Bardin (2009), interpreting the answers obtained. The participants reported great benefits provided by the use of theater in schools, such as ease of working in groups, development of creativity, orality, socialization, among others, but they also mentioned the lack of training and the difficulties encountered in using it in the classroom. |
Resumo: | Essa pesquisa consiste na relação entre o teatro e a socialização dos educandos, tendo como objetivo geral analisar o uso do teatro pelos professores do ensino fundamental I e sua contribuição no processo de socialização das crianças em uma escola na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem no estudo de caso, utilizou como instrumentos o questionário e entrevista, ambos realizados através da plataforma online Google Formulário e Google Meet, respectivamente. O referencial teórico baseou-se em autores que abordam a temática desenvolvida na pesquisa, como Andrade et al (2019), Barros et al (2019), Gomes (2017), Menegheti e Bueno (2010), entre outros. Os dados coletados foram analisados com base nos estudos de Laurence Bardin (2009), interpretando as respostas obtidas. As participantes relataram ótimos benefícios proporcionados pelo uso do teatro nas escolas, como facilidade para trabalhos em grupos, desenvolvimento da criatividade, oralidade, socialização, entre outros, mas também mencionam a falta de formação e as dificuldades encontradas para utilizá-lo em sala de aula. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5538 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_claudiamariaferreiradonascimento.pdf | 331,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons