Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5537
Título: As práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública na cidade de Recife - PE.
Autor: Silva, Akauana Gabriela
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2351605779266968
Orientador: Moreira, Fabiana Wanderley de Souza
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4058275646937545
Palavras-chave: Educação inclusiva;Prática pedagógica;Crianças autistas;Ensino fundamental;Transtornos do espectro autista
Data do documento: 5-Set-2023
Citação: SILVA, Akauana Gabriela. As práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública na cidade de Recife - PE. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: The general objective of this work was to understand the pedagogical practices used by teachers who work with ASD in the early years of elementary school. This research was based on a case study, of a qualitative nature. The data were constructed from the questionnaire to describe the basic profile of the teachers (Victorious) and (Hopeful), the interviews carried out through semi-structured types, which were interpreted in the light of Discourse Analysis, based on French. The research was theoretically based on the following exponents: Barberini (2016); Cunha (2020); Franco (2016) and Sousa (2015), who addressed the overlap between pedagogical practices and autism. The data revealed that teachers have intentional practices, aspects that consider the specificities of students with ASD when preparing and planning carried out in the classroom. Therefore, the conclusions of the analysis were beneficial for the educational area because it allows us to notice examples of pedagogical practices that can be carried out in the classroom, such as collective activities, diagnostic activities, adaptations of activities, collaborative work, routine creation, planning considering how specificities of the student with ASD and also practices that resulted in this research. It is also interesting to highlight that there is enormous coherence between the authors who direct the theoretical foundation with the pedagogical practices collected. In this sense, we can use education professionals as an example regarding their pedagogical practices for classes in the early years of elementary school, with students with autism.
Resumo: O referido trabalho teve por objetivo geral compreender as práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras que trabalham com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental I. Esta pesquisa partiu de um estudo de caso, de natureza qualitativa. Os dados foram construídos a partir do questionário para descrever o perfil básico das professoras (Vitoriosa) e (Esperançosa), as entrevistas conduzidas através do tipo semi-estruturadas, que foram interpretadas à luz da Análise de Discurso, de base francesa. A pesquisa pautou-se teoricamente, nos seguintes expoentes: Barberini (2016); Cunha (2020); Franco (2016) e Sousa (2015), que abordavam as imbricações entre práticas pedagógicas e autismo. Os dados revelaram que as docentes possuem práticas intencionais, aspectos que consideram as especificidades do estudante com TEA na elaboração e planejamento realizados em sala. Diante disso, as conclusões da análise foram proveitosas para a área educacional porque possibilita notarmos exemplos de práticas pedagógicas que podem ser realizadas em sala de aula, como atividades coletivas, atividades diagnósticas, adaptações das atividades, trabalho colaborativo, criação de rotina, planejamentos considerando as especificidades do estudante com TEA e ademais práticas que resultaram nesta pesquisa. Também é interessante ressaltar que há uma enorme coerência dos autores que direcionam a fundamentação teórica com as práticas pedagógicas coletadas. Nesse sentido, podemos tornar como exemplo as profissionais da área de educação em torno das suas práticas pedagógicas para turmas dos anos iniciais do ensino fundamental I, com estudantes com autismo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5537
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_akauanagabrielasilva.pdf870,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons