Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSales, Michelle Beltrão Soares-
dc.contributor.authorSilva, Cilene Maria da-
dc.date.accessioned2024-01-29T20:00:35Z-
dc.date.available2024-01-29T20:00:35Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.identifier.citationSILVA, Cilene Maria da. O estagiário de Pedagogia nos processos de ensino e aprendizagem como apoio de crianças com deficiência. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5536-
dc.descriptionEsta pesquisa versa sobre a atuação do estagiário de Pedagogia como apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais nas escolas, tendo como objetivo geral compreender como os estudantes de Pedagogia estão atuando no apoio às crianças com deficiência. O referencial teórico baseia-se nos seguintes autores: Vioto e Vitaliano (2013), Nogueira (2017), Sampaio e Sampaio (2009), Gonçalves (2010) entre outros, e os documentos oficiais: Brasil (2008). A metodologia desenvolvida é baseada na abordagem qualitativa. Para análise dos dados coletados optamos pela proposta de Laurence Bardin (2009), análise de conteúdo, que trabalha através da interpretação dos discursos dos textos. O instrumento utilizado foi um questionário do Google Forms para descrição do estagiário e compreensão de como é desempenhado o seu estágio junto aos alunos com deficiência. As participantes relatam falta de formação na área de educação especial e a falta de apoio das redes, da escola e das professoras regentes para que, de fato, possam contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais e das dificuldades que encontraram por não terem materiais pedagógicos adaptados.pt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on the role of pedagogy interns in supporting students with special educational needs in schools, with the general objective of understanding how pedagogy students are working to support children with disabilities. The theoretical framework is based on the following authors: Vioto and Vitaliano (2013), Nogueira (2017), Sampaio and Sampaio (2009), Gonçalves (2010) among others, and the official documents: Brasil (2008). The methodology developed is based on a qualitative approach. To analyze the collected data, we opted for Laurence Bardin's (2009) proposal, content analysis, which works through the interpretation of the texts' discourses. The instrument used was a Google Forms questionnaire to describe the intern and understand how their internship is carried out with students with disabilities. Participants report a lack of training in the area of special education and a lack of support from networks, schools and teachers so that they can actually contribute to the development of the teaching and learning process for students with special educational needs and difficulties they encountered due to not having adapted teaching materials.pt_BR
dc.format.extent69 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstagiários (Educação)pt_BR
dc.titleO estagiário de Pedagogia nos processos de ensino e aprendizagem como apoio de crianças com deficiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1145653737118181pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cilenemariadasilva.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons