Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5534
Título: “Nada foi em vão”: uma análise sobre as obras de literatura infantis da atualidade como ferramenta de combate ao racismo em sala de aula.
Autor: Brito, Amanda Cristina Borges de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0676058058105472
Orientador: Portela Júnior, Aristeu
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil;Cultura afro-brasileira;Identidade racial;Antirracismo;Relações raciais;Conscientização racial em crianças
Data do documento: 14-Set-2023
Citação: BRITO, Amanda Cristina Borges de. “Nada foi em vão”: uma análise sobre as obras de literatura infantis da atualidade como ferramenta de combate ao racismo em sala de aula. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: After reflecting on the books that are commonly used in school spaces related to ethnic-racial issues, the question came to me that works are not currently produced so that they are always addressed or if there is no real concern in seeking and updating works current to be worked in schools. With this, a bibliographical research was carried out and three books of national children's literature were selected – ''Amoras'' by Emicida, ''O Pequeno Príncipe Preto'' by Rodrigo França and ''Com qual penteado eu vou?'' by Kiusam de Oliveira – with the objective of being analyzed in search of characteristics that confirm the existence of current production with a focus on working on racial and ethnic issues, observing in these works the themes worked in the books and their importance in combating racism in the classroom, analyzing the construction of black identities of the main and secondary characters of the books. Through this work, it was possible to visualize in the studied books, aspects that contribute to the identity and cultural formation of children, through the phenotypic characteristics of the characters as well as culture, religiosity, among others. In this way, it is clear that there are a large and diverse productions made today involving racial ethnic themes and the question remains as to why it is still so rare to find this variety in school spaces.
Resumo: Após refletir sobre os livros que são comumente utilizados nos espaços escolares relacionados a questões étnico-raciais, me veio o questionamento de que não são produzidas na atualidade obras para que sempre sejam abordadas as mesmas ou se não existe uma real preocupação em buscar obras atuais para serem trabalhadas nas escolas. Com isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e foram selecionados três livros da literatura infantil nacional contemporânea - ''Amoras'' de Emicida, ''O Pequeno Príncipe Preto'' de Rodrigo França e ''Com qual penteado eu vou?'' de Kiusam de Oliveira – com o objetivo de serem analisadas em busca de características que confirmem a existência de produção atual com o foco em se trabalhar as questões étnico-raciais, observando nessas obras as temáticas trabalhadas nos livros e a importância delas no combate ao racismo em sala de aula, analisando a construção das identidades negras dos personagens principais e secundários dos livros. Através deste trabalho foi possível visualizar nos livros estudados aspectos que contribuem para a formação identitária e cultural das crianças, através das características fenotípicas dos personagens como também da cultura, religiosidade, entre outros. Desse modo, fica nítido que existe uma grande e diversa produção feita na atualidade envolvendo as temáticas étnicas e raciais e fica o questionamento de ainda ser tão raro encontrarmos essa variedade nos espaços escolares..
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5534
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_amandacristinaborgesdebrito.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons