Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, Ana Catarina dos Santos Pereira-
dc.contributor.authorAndrade, Maria Eduarda Souza de-
dc.date.accessioned2024-01-29T19:48:15Z-
dc.date.available2024-01-29T19:48:15Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Eduarda Souza de. O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5533-
dc.descriptionO presente estudo tem como principal objetivo analisar como o manual do professor, de um livro didático do 1º ano, organiza as propostas envolvendo o ensino da língua escrita, mais especificamente compreender a concepção de alfabetização do manual do professor, descrever como a obra está organizada e identificar os encaminhamentos destinados ao professor sobre o trabalho envolvendo o ensino da língua escrita. Conceituamos livro didático, alfabetização e letramento de modo que fosse destacada sua importância no ensino da língua escrita. Para isso, nos baseamos nos estudos de Albuquerque e Souza (2021), Morais (2020), Soares (2008). A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa. Para construção das categorias de análise utilizamos da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados revelam que a abordagem de ensino da língua escrita no Manual do Professor analisado tende a focar primordialmente na mecânica de codificação e decodificação. Por vezes, essa ênfase acaba por sobrepor-se à compreensão profunda e à exploração dos diversos gêneros textuais trazidos no volume. Embora os gêneros sejam mencionados, essa inclusão, por vezes, carece da profundidade necessária para oferecer aos alunos uma experiência de letramento rica e significativa. Fica claro que os livros didáticos desempenham um papel fundamental no processo de ensino da língua escrita, tanto facilitando como restringindo as práticas pedagógicas. Porém, é crucial refletir constantemente sobre a utilização desses materiais. Sublinhamos a necessidade de adotar uma abordagem crítica e reflexiva sobre seu uso, buscando superar limitações e promover práticas pedagógicas que gerem o melhor aprendizado possível para o estudante.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze how the teacher's manual of a 1st grade textbook organizes the proposals involving the teaching of written language, more specifically to understand the concept of literacy in the teacher's manual, to describe how the work is organized and to identify the guidelines for teachers on the work involving the teaching of written language. We conceptualized the textbook and literacy in such a way as to highlight their importance in the teaching of written language. To do this, we used studies by Albuquerque and Souza (2021), Morais (2020) and Soares (2008). The methodology used consisted of a qualitative approach. To construct the categories of analysis, we used content analysis (Bardin, 2011). The results show that the approach to teaching written language in the Teacher's Manual analyzed tends to focus primarily on the mechanics of coding and decoding. Sometimes, this emphasis ends up taking precedence over in-depth understanding and exploration of the various textual genres included in the volume. Although the genres are mentioned, this inclusion sometimes lacks the necessary depth to offer students a rich and meaningful literacy experience. It is clear that textbooks play a fundamental role in the process of teaching written language, both facilitating and restricting pedagogical practices. However, it is crucial to constantly reflect on the use of these materials. We stress the need to adopt a critical and reflective approach to their use, seeking to overcome limitations and promote pedagogical practices that generate the best possible learning for the student.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Escritapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectManual do professorpt_BR
dc.titleO ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1175764069503949pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7731108870085614pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaeduardasouzadeandrade.pdf7,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons