Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5532
Título: Ensino em uma perspectiva remota: o que dizem professoras da rede pública do município de Camaragibe - PE?
Autor: Feitosa, Rosalia Izabele da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5151820003821765
Orientador: Silva, Fabiana Cristina da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6908776370908653
Palavras-chave: Ensino remoto;Prática docente;Estratégias didáticas;Ensino fundamental
Data do documento: 11-Set-2023
Citação: FEITOSA, Rosalia Izabele da Silva. Ensino em uma perspectiva remota: o que dizem professoras da rede pública do município de Camaragibe - PE? 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This monograph is a case study of a qualitative nature whose main objective is to identify and analyse teaching strategies that have been used throughout the COVID-19 pandemic, verifying how teaching strategies have been worked on, as well as seeking to understand the remote routine and highlight the differences/challenges in relation to face-to-face teaching. The participants in this research are three teachers with more than 20 years of experience in the classroom who have worked with the remote model in 3rd year primary school classes in the municipal network of Camaragibe-PE. The instruments used to collect the data were questionnaires and interviews. To read the results, we used the assumptions of content analysis inspired by Laville and Dionne (1999). As a theoretical contribution to the analysis, we relied on the contributions of Joye, Moreira and Rocha (2020) on remote teaching, Viégas (2022) and teaching practice and, finally, Albuquerque, Morais and Ferreira (2008) in relation to teaching strategies. Through this research it was possible to verify the importance of the teaching role in the transposition from face-to-face teaching to the remote teaching model, in addition to pedagogical training in the digital field for the development of teaching strategies, emphasising that the technological resource itself does not guarantee student learning, but rather a well-assisted teaching practice.
Resumo: A presente monografia é um estudo de caso de natureza qualitativa que possui como objetivo principal identificar e analisar estratégias de ensino que foram utilizadas ao longo da pandemia da COVID-19, verificando como foram trabalhadas as estratégias de ensino, além de buscar compreender a rotina remota e destacar as diferenças/desafios em relação ao ensino presencial. As participantes desta pesquisa são três professoras, com mais de 20 anos de atuação em sala de aula que trabalharam com o modelo remoto nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Camaragibe-PE. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram questionários e entrevistas. Para leitura dos resultados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo inspirados em Laville e Dionne (1999). Como aporte teórico da análise, contamos com as contribuições de Joye, Moreira e Rocha (2020) sobre ensino remoto, Viégas (2022) e a prática docente e por fim, Albuquerque, Morais e Ferreira (2008) em relação às estratégias de ensino. Por meio desta pesquisa foi possível verificar a importância do papel docente na transposição do ensino presencial para o modelo de ensino remoto, além da formação pedagógica no campo digital para o desenvolvimento de estratégias de ensino, ressaltando que o recurso tecnológico em si não garante a aprendizagem dos(as) estudantes, mas sim, uma prática docente bem assistida.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5532
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rosaliaizabeledasilvafeitosa.pdf817,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons