Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5521
Título: Mais uma competência? O lugar da atitude historiadora na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor: Souza, João Lucas dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2616563452996011
Orientador: Andrade, Juliana Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2616563452996011
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular;Atitude historiadora;História – Estudo e ensino;Competências essenciais
Data do documento: 20-Set-2023
Citação: SOUZA, João Lucas dos Santos. Mais uma competência? O lugar da atitude historiadora na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: The present work aims to investigate how the National Common Curricular Base (BNCC) deals throughout the document with the concept of historian attitude. Our intention is to show the epistemological foundations that surround the term and situations in the curriculum in which this action is mobilized. To this end, methodologically we used Bardin's (2011) Content Analysis strategy, and, as it is an unknown term in school culture, the research proposed to survey academic and school historiographical production to find out how the concept historian attitude appear in publications developed between 2013 and 2023; then, after this search for the expression historian attitude, the movement was one of comparison, seeking to identify existing relationships between the historiographical definition and the school/curricular definition in the National Common Curricular Base (BNCC). The work was anchored in the reflections of “teaching and learning in History” by Circe Bittencourt (2008), in the “analysis and history of concepts” by Reinhart Koselleck (1992), and in the concept of “competence” presented by Philippe Perrenoud (2000) and Thomas Durand (2000). The results of the research show us that it is the intention of the BNCC to simplify the meaning of attitudes – designated as identity, behaviors and will to do –, as referring only to the action of putting the skills developed into practice, and to favor a technical reading of its contents.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata ao longo do documento o conceito de atitude historiadora. Nossa intenção é mostrar os fundamentos epistemológicos que envolvem o termo e situações no currículo em que essa ação é mobilizada. Para tal, metodologicamente lançamos mão da estratégia da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), e, por se tratar de um termo desconhecido na cultura escolar, a pesquisa se propôs a fazer um levantamento na produção historiográfica acadêmica e escolar para saber como o conceito atitude historiadora aparecer nas publicações desenvolvidas entre 2013 e 2023; em seguida após essa busca pela expressão atitude historiadora, o movimento foi de cotejamento, buscando identificar relações existentes entre a definição historiográfica e a definição escolar/curricular na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalhou se ancorou nas reflexões de “ensino e aprendizagem em História” de Circe Bittencourt (2008), na “análise e história dos conceitos” de Reinhart Koselleck (1992), e no conceito de “competência” apresentado por Philippe Perrenoud (2000) e Thomas Durand (2000). Os resultados da pesquisa nos mostram que, é uma intenção da BNCC simplificar o sentido das atitudes – designadas como identidade, comportamentos e vontade para fazer –, como sendo referentes apenas a ação de pôr em prática as habilidades desenvolvidas, e favorecer uma leitura tecnicista dos seus conteúdos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5521
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_joaolucasdossantossouza.pdf312,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons