Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim Filho, Edgar Corrêa de-
dc.contributor.authorSilva, Karla Suzana Tiburcio dos Santos-
dc.date.accessioned2024-01-26T19:46:30Z-
dc.date.available2024-01-26T19:46:30Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationSILVA, Karla Suzana Tiburcio dos Santos. Impressão 3D como recurso didático para o ensino dos poliedros de Platão. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5517-
dc.descriptionEste estudo explora o uso da impressão 3D como uma ferramenta de ensino para os poliedros regulares de Platão, que são formas importantes na geometria espacial e possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento. Esses objetos tridimensionais oferecem uma experiência de aprendizado que tem capacidade de auxiliar no desenvolvimento de habilidades visuais e espaciais dos estudantes. As atividades propostas no estudo consistem em permitir que os estudantes explorem tatilmente os polígonos regulares e poliedros de Platão, utilizando a impressão 3D como meio para isso. A impressão 3D é eficaz para tornar o ensino de geometria mais acessível e inclusivo para todos os alunos. As atividades podem ser adaptadas para diferentes níveis de ensino, podendo ser úteis para educadores que buscam estratégias para melhorar o aprendizado de seus alunos. O estudo abre portas para novas pesquisas que possam explorar ainda mais o potencial da impressão 3D como ferramenta de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the use of 3D printing as a teaching tool for the regular polyhedral of Plato, which are important shapes in spatial geometry and have applications in various fields of knowledge. These three-dimensional objects provide a complete learning experience and assist in the development of students’ visual and spatial skills. The activities proposed in this study involve allowing students to tactually explore regular polygons and Platonic polyhedra, using 3D printing as a means to achieve this. 3D printing is an effective tool for making the teaching of geometry more accessible and inclusive for all students. These activities can be adapted to different levels of education and disciplines, and can be useful for educators seeking strategies to enhance their students’ learning. This study opens doors for further research that can explore the potential of 3D printing as a teaching tool.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.format.extent80 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectPoliedrospt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectImpressão tridimensionalpt_BR
dc.titleImpressão 3D como recurso didático para o ensino dos poliedros de Platãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8031169286649054pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_karlasuzanatiburciodossantossilva.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons