Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5514
Título: Mulheres na Matemática: contribuições, conquistas e desafios ao longo da história
Autor: Santos, Hellen Priscila de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0109502986579094
Orientador: Araújo, Yane Lísley Ramos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6642941380570085
Co-orientador : Kulesza, Maité
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/4001440813037430
Palavras-chave: Mulheres na matemática;Matemática - História;Relações de gênero;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 5-Mai-2023
Citação: SANTOS, Hellen Priscila de Souza. Mulheres na Matemática: contribuições, conquistas e desafios ao longo da história. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: In this research, motivated by the analysis of gender inequality, we conducted a bibliographical study to understand the historical and social context of education for women and men. We provided subsidies so that the community could understand the gender inequality still present in mathematics and its consequences. We portrayed female personalities who were pioneers in the field and overcame obstacles, paving the way for others. We presented important awards received by female mathematicians, highlighting the little recognition they received when compared to that received by men. We demonstrated achievements that were made through collective mobilization and struggle and observed that we still have many challenges to face and overcome. With this research, the objective provoking a reflection on the need for recognition and appreciation of women mathematicians, as well as offer examples of initiatives aimed at overcoming the difficulties they face within a predominantly male universe.
Resumo: Neste trabalho, motivadas pela análise da desigualdade de gênero, fizemos uma pesquisa bibliográfica para compreender o contexto histórico e social na educação de mulheres e de homens. Trouxemos subsídios para que a comunidade possa compreender a desigualdade de gênero ainda presente na Matemática e suas consequências. Retratamos personalidades femininas que foram pioneiras na área e superaram obstáculos, abrindo caminho para as demais. Apresentamos prêmios importantes recebidos por mulheres matemáticas, destacando o pouco reconhecimento recebido por elas, quando comparado ao recebido pelos homens. Evidenciamos conquistas que se deram por meio de muita mobilização e luta coletiva e observamos que ainda temos muitas desafios a serem enfrentados e vencidos. Com este trabalho, objetiva-se provocar uma reflexão sobre a necessidade de reconhecimento e valorização das mulheres matemáticas, bem como oferecer exemplas de iniciativas que visam superar as dificuldades enfrentadas por elas dentro de um universo predominantemente masculina.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5514
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_hellenprisciladesouzasantos.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons