Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Yane Lísley Ramos-
dc.contributor.authorSantos, Hellen Priscila de Souza-
dc.date.accessioned2024-01-26T19:27:56Z-
dc.date.available2024-01-26T19:27:56Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Hellen Priscila de Souza. Mulheres na Matemática: contribuições, conquistas e desafios ao longo da história. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5514-
dc.descriptionNeste trabalho, motivadas pela análise da desigualdade de gênero, fizemos uma pesquisa bibliográfica para compreender o contexto histórico e social na educação de mulheres e de homens. Trouxemos subsídios para que a comunidade possa compreender a desigualdade de gênero ainda presente na Matemática e suas consequências. Retratamos personalidades femininas que foram pioneiras na área e superaram obstáculos, abrindo caminho para as demais. Apresentamos prêmios importantes recebidos por mulheres matemáticas, destacando o pouco reconhecimento recebido por elas, quando comparado ao recebido pelos homens. Evidenciamos conquistas que se deram por meio de muita mobilização e luta coletiva e observamos que ainda temos muitas desafios a serem enfrentados e vencidos. Com este trabalho, objetiva-se provocar uma reflexão sobre a necessidade de reconhecimento e valorização das mulheres matemáticas, bem como oferecer exemplas de iniciativas que visam superar as dificuldades enfrentadas por elas dentro de um universo predominantemente masculina.pt_BR
dc.description.abstractIn this research, motivated by the analysis of gender inequality, we conducted a bibliographical study to understand the historical and social context of education for women and men. We provided subsidies so that the community could understand the gender inequality still present in mathematics and its consequences. We portrayed female personalities who were pioneers in the field and overcame obstacles, paving the way for others. We presented important awards received by female mathematicians, highlighting the little recognition they received when compared to that received by men. We demonstrated achievements that were made through collective mobilization and struggle and observed that we still have many challenges to face and overcome. With this research, the objective provoking a reflection on the need for recognition and appreciation of women mathematicians, as well as offer examples of initiatives aimed at overcoming the difficulties they face within a predominantly male universe.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectMulheres na matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleMulheres na Matemática: contribuições, conquistas e desafios ao longo da históriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0109502986579094pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6642941380570085pt_BR
dc.contributor.advisor-coKulesza, Maité-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4001440813037430pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_hellenprisciladesouzasantos.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons