Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5509
Título: Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
Autor: Leão, Thiago Luiz de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6391891459731710
Orientador: Barbosa, Lúcia Falcão
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
Palavras-chave: Jogos digitais;Escravidão;Identidade racial;História cultural
Data do documento: 21-Set-2023
Citação: LEÃO, Thiago Luiz de Souza. Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: In this article, we aim to analyze two Brazilian digital games, Banzo and Mandinga, which lead the player to experience different scenarios of a slave society. Starting from the perspective that they bring into play important values and meanings for the cultural and identity recognition of subjects still invisible in school historical contents, we will analyze the importance of both as a playful tool for the production of historical knowledge. The methodology that we are going to apply in this article is based on the proposal of Giacomoni (2013) for whom the game configures a pedagogical resource for the construction of creative teaching and learning of history.
Resumo: Objetivamos, nesse artigo, analisar dois jogos digitais brasileiros, Banzo e Mandinga, que levam o jogador a vivenciar diferentes cenários de uma sociedade escravista. Partindo da perspectiva que eles põem em jogo valores e significados importantes para o reconhecimento cultural e identitário de sujeitos ainda invisibilizados nos conteúdos históricos escolares, analisaremos a importância de ambos como uma ferramenta lúdica para produção do conhecimento histórico. A metodologia que vamos aplicar neste artigo está baseada na proposta de Giacomoni (2013) para quem o jogo configura um recurso pedagógico para construção do ensino e aprendizagem criativos da história.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5509
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_thiagoluizdesouzaleao.pdf662,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons