Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5473
Título: Descrição do método construtivo e das espécies mais utilizadas na construção naval tradicional no litoral sul pernambucano.
Autor: Vasconcelos, Teylor Moura de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1146968481041111
Orientador: Nogueira, Marcelo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2791448000405507
Palavras-chave: Construção naval;Embarcações de pesca;Barcos - Construção;Madeira
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: VASCONCELOS, Teylor Moura de. Descrição do método construtivo e das espécies mais utilizadas na construção naval tradicional no litoral sul pernambucano. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Departamento de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Traditional boats are directly linked to the history of Brazil and its riverside communities. The traditional shipbuilding industry is one of the most important commercial activities in the world. The wood has excellent physical and mechanical properties and because it is a renewable material stands out among the materials that can be used in shipbuilding, taking into account the scarcity of non-renewable mineral resources. Based on this premise, this study aims to identify the wood and describe the construction method and the identification of the wood used in the fabrication of structural parts of traditional fishing vessels in the southern coast of Pernambuco. For the development of the activity will be interviewed naval carpenters, focused on the techniques of construction of wood pieces, which make up the structural and aesthetic set of the vessels, and the identification of the most used species. The analysis will be conducted considering that, in the traditional form of vessel construction, maintenance is performed every six months, due to the intrinsic characteristics of the wood, changes in the composition of the structure of the piece such as presence of xylophagous agents (fungi, termites and drills), drying defects (cracking, crushing, presence of knots). The project seeks to qualify naval heritage, a threatened segment of Brazilian heritage due to the significant loss of traditional vessels, human knowledge associated with them, knowledge about raw materials extracted from forests and their production techniques, to the detriment of new technologies and materials for naval production and also the social and environmental degradation of the traditional riverside communities of the southern Pernambuco coast. Currently using only four species: Pequiá (Caryocar villosum), Louro vermelho (Nectandra rubra), Sucupira Preta (Bowdichia virgilioides), Jaqueira (Artocarpus heterophyllus).
Resumo: Embarcações tradicionais estão diretamente ligadas à história do Brasil e de suas comunidades ribeirinhas, a indústria naval tradicional é uma das mais importantes atividades comerciais do mundo. A madeira por apresentar excelentes propriedades físicas e mecânicas e pelo fato de ser um material renovável se coloca em posição de destaque dentre os materiais que podem ser utilizados na construção naval, levando-se em consideração a escassez dos recursos minerais não renováveis. Partindo dessa premissa, o objetivo deste estudo foi descrever o método construtivo e a identificar as madeiras utilizadas na confecção de peças estruturais de embarcações da pesca tradicional no litoral sul de Pernambuco. Para o desenvolvimento da atividade foram entrevistados os carpinteiros navais, focados nas técnicas de construção de peças em madeira, que compõem e conjunto estrutural e estético das embarcações, além da identificação das espécies mais utilizadas. A análise foi conduzida considerando que, na forma tradicional da construção das embarcações, a manutenção é feita a cada seis meses, devido às características intrínsecas da madeira, à alterações na composição da estrutura da peça como: presença de agentes xilófagos (fungos, cupins e brocas), defeitos de secagem (rachaduras, esmoados, presença de nós). O projeto buscou qualificar o patrimônio naval, um segmento ameaçado do patrimônio brasileiro devido à perda significativa das embarcações tradicionais, do conhecimento humano a eles associados, o saber sobre as matérias-primas extraídas das florestas e as suas técnicas de produção, em detrimento das novas tecnologias e materiais para a produção naval e, também, da própria degradação socioambiental das comunidades tradicionais ribeirinhas do litoral sul pernambucano. Atualmente utilizando apenas quatro espécies: Pequiá (Caryocar villosum), Louro vermelho (Nectandra rubra), Sucupira-Preta (Bowdichia virgilioides), Jaqueira (Artocarpus heterophyllus).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5473
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_teylormouradevasconcelos.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons