Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5458
Título: Cancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográfica.
Autor: Nascimento, Marielle Eden Palmeira do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9130166609105683
Orientador: Falcão, Carolina Cavalcanti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9887570122994623
Palavras-chave: Comportamento humano;Discurso de ódio na Internet;Redes sociais on-line
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: NASCIMENTO, Marielle Eden Palmeira do. Cancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográfica. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.
Abstract: In consumer culture, "cancellation" represents an individualistic approach to highlighting mistakes without necessarily instigating changes in the broader societal framework shaped by interactions among users on digital social networks. This study aims to delve into how the phenomenon of cancellation intersects with consumer behavior and its evolution into practices associated with hate speech. To achieve this, we propose conducting a literature review, using a narrative approach, to facilitate a more comprehensive critical analysis and interpretation in knowledge construction. Additionally, we will briefly examine people's reactions to the music video "Strawberry Field" by pop singer Luísa Sonza as an illustrative example of this phenomenon's evolution. From this perspective, cancellation in consumer culture emerges as a confrontational and often violent movement intertwined with elements of hate speech. This trend tends to disproportionately affect women and other marginalized groups in online spaces. Paradoxically, it can also amplify the visibility of the content being targeted, ensuring that artists, brands, and products continue to be at the center of trending discussions, even amidst the presence of haters.
Resumo: O cancelamento na cultura do consumo trata-se de uma forma individualista de apontar erros e não de provocar mudanças nas estruturas sociais decorrente da interação entre os usuários de redes sociais digitais. O objetivo central do trabalho é compreender como o fenômeno do cancelamento atravessa as práticas consumeristas para as práticas de discurso de ódio. Propõe-se, assim, apresentar uma pesquisa bibliográfica, baseada na revisão narrativa, que permite que o autor se envolva em análises e interpretações críticas mais amplas na construção do conhecimento, além de uma breve análise das reações das pessoas diante do clipe da música “campo de morango” da cantora pop Luísa Sonza, como forma de ilustrar o atravessamento das práticas. Sob essa ótica, o cancelamento na cultura do consumo é um movimento de enfrentamento e violência, atravessado por aspectos do discurso de ódio que via de regra atinge mulheres e quaisquer outras minorias online. Além de ser capaz também de gerar ainda mais atenção sobre o conteúdo que está sendo compartilhado, de forma que, mesmo diante dos haters, artistas, marcas e produtos seguem se tornando lembrados, ocupando o trending da discussão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5458
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marielleedenpalmeiradonascimento.pdf899,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons