Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFalcão, Carolina Cavalcanti-
dc.contributor.authorNascimento, Marielle Eden Palmeira do-
dc.date.accessioned2024-01-19T19:11:53Z-
dc.date.available2024-01-19T19:11:53Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Marielle Eden Palmeira do. Cancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográfica. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5458-
dc.descriptionO cancelamento na cultura do consumo trata-se de uma forma individualista de apontar erros e não de provocar mudanças nas estruturas sociais decorrente da interação entre os usuários de redes sociais digitais. O objetivo central do trabalho é compreender como o fenômeno do cancelamento atravessa as práticas consumeristas para as práticas de discurso de ódio. Propõe-se, assim, apresentar uma pesquisa bibliográfica, baseada na revisão narrativa, que permite que o autor se envolva em análises e interpretações críticas mais amplas na construção do conhecimento, além de uma breve análise das reações das pessoas diante do clipe da música “campo de morango” da cantora pop Luísa Sonza, como forma de ilustrar o atravessamento das práticas. Sob essa ótica, o cancelamento na cultura do consumo é um movimento de enfrentamento e violência, atravessado por aspectos do discurso de ódio que via de regra atinge mulheres e quaisquer outras minorias online. Além de ser capaz também de gerar ainda mais atenção sobre o conteúdo que está sendo compartilhado, de forma que, mesmo diante dos haters, artistas, marcas e produtos seguem se tornando lembrados, ocupando o trending da discussão.pt_BR
dc.description.abstractIn consumer culture, "cancellation" represents an individualistic approach to highlighting mistakes without necessarily instigating changes in the broader societal framework shaped by interactions among users on digital social networks. This study aims to delve into how the phenomenon of cancellation intersects with consumer behavior and its evolution into practices associated with hate speech. To achieve this, we propose conducting a literature review, using a narrative approach, to facilitate a more comprehensive critical analysis and interpretation in knowledge construction. Additionally, we will briefly examine people's reactions to the music video "Strawberry Field" by pop singer Luísa Sonza as an illustrative example of this phenomenon's evolution. From this perspective, cancellation in consumer culture emerges as a confrontational and often violent movement intertwined with elements of hate speech. This trend tends to disproportionately affect women and other marginalized groups in online spaces. Paradoxically, it can also amplify the visibility of the content being targeted, ensuring that artists, brands, and products continue to be at the center of trending discussions, even amidst the presence of haters.pt_BR
dc.format.extent39 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectDiscurso de ódio na Internetpt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.titleCancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográfica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9130166609105683pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9887570122994623pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências do Consumopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências do Consumopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marielleedenpalmeiradonascimento.pdf899,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons