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Título: Desenvolvimento de uma artefato para aprendizado sobre segurança da informação em APIs
Autor: Castro, Ricardo Henrique Rodrigues de
Orientador: Assad, Rodrigo Elia
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3791808485485116
Palavras-chave: Segurança da informação;Programação de sistemas (Computação);Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 15-Mai-2023
Citação: CASTRO, Ricardo Henrique Rodrigues de. Desenvolvimento de uma artefato para aprendizado sobre segurança da informação em APIs. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: In today’s world, Application Programming Interfaces (APIs) play a crucial role in applications by enabling integration between different systems. However, due to the sensitivity of the data and personal information that APIs handle, they are often targeted by malicious actors. To assist developers and security analysts, the Open Web Application Security Project (OWASP) has published a list of the top ten most common API security problems, aiming to identify and provide guidance on resolving them. In this context, this article proposes an innovative approach to learning security in APIs, utilizing the problem-based learning method known as Problem-Based Learning (PBL). This approach will actively engage students in solving real challenges related to API security, exposing them to authentic problems and developing practical skills in analysis, vulnerability identification, and countermeasure application.
Resumo: Nos dias atuais, as Application Programming Interfaces (APIs) desempenham um papel fundamental nas aplicações, permitindo a integração entre diferentes sistemas. No entanto, devido à sensibilidade dos dados e informações pessoais que as APIs lidam, frequentemente elas são alvos de ataques realizados por agentes maliciosos. Para auxiliar desenvolvedores e analistas de segurança, o Open Web Application Security Project (OWASP) publicou uma lista dos dez problemas mais comuns em APIs, visando identificá-los e fornecer indicações de como resolvê-los. Neste contexto, este artigo propõe uma abordagem inovadora para o ensino-aprendizado sobre segurança da informação em APIs, utilizando o método de ensino-aprendizagem chamado Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), esta abordagem permitirá que os alunos se engajem ativamente na resolução de desafios reais relacionados à segurança em APIs, pois, eles serão expostos a problemas autênticos e desenvolverão habilidades práticas de análise, identificação de vulnerabilidades e aplicação de contramedidas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5434
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

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