Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5387
Título: Um processo inovador na formação continuada de professores: um olhar para a profissionalidade e os quefazeres de professores e professoras da educação básica.
Autor: Oliveira Neto, Aristides José de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2104049718849692
Orientador: Oliveira, Gilvaneide Ferreira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1867136982092239
Palavras-chave: Formação de professores;Formação continuada
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: OLIVEIRA NETO, Aristides José de. Um processo inovador na formação continuada de professores: um olhar para a profissionalidade e os quefazeres de professores e professoras da educação básica. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: A formação continuada de professores e professoras constitui-se num processo que os acompanha ao longo de toda a vida, sendo indicada em diversos marcos legais, fundamentada e consolidada em pesquisas de âmbito nacional e internacional, de modo a garantir o seu caminho, marcado por lutas, desafios e conquistas, mas acima de tudo, pela formação de uma consciência crítica do que foi e é, ser professor e professora nesse cenário tão complexo e plural, onde se faz necessária uma formação continuada que atenda às necessidades vindas da realidade docente. Neste processo formativo, a construção da profissionalidade docente torna-se evidente, uma vez que este/a professor/a, durante o dinamismo de formar-se, vivencia processos, como os quefazeres docentes, que propiciam o desenvolvimento de sua profissionalidade e de sua pessoalidade. Reconhecendo a importância da profissionalidade nos quefazeres docente, e da sua construção e desenvolvimento por meio da formação continuada, propusemos este estudo que tem por objetivo a compreensão do processo de construção da profissionalidade docente e seus quefazeres no decorrer da formação continuada de professoras/es coordenadoras, durante o Interfaces, curso de formação continuada de professores no município de Vicência-PE. Este curso faz parte das ações extensionistas no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nesse sentido, realizamos esta pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de observação participante, registro em vídeos, diário de campo, grupo focal e questionário. Após a coleta e construção dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise dos mesmos, separando os textos em unidades de significados e posteriormente confrontando-o com as categorias teóricas, sendo estas: reflexão, autonomia e diálogo, gerando novas unidades para assim serem interpretadas. Os resultados obtidos corroboram o Interfaces como um curso de formação continuada inovador, sendo um espaço de reflexão, diálogo e expressão de autonomia docente, contribuindo de forma significativa no processo de construção e fortalecimento da profissionalidade e dos quefazeres docente durante o curso de formação continuada docente, o Interfaces.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5387
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_aristidesjosedeoliveiraneto.pdf507,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons