Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5383
Título: A importância da leitura do livro paradidático para emancipação do aluno.
Autor: Silva, Maria Katarina Bezerra Cruz da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8927048743803766
Orientador: Lima, Hérica Karina Cavalcanti de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
Palavras-chave: Livro paradidático;Leitura;Leitores
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: SILVA, Maria Katarina Bezerra Cruz da. A importância da leitura do livro paradidático para emancipação do aluno. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Teniendo en cuenta la lectura como la clave principal para el desarrollo crítico, social y político del sujeto y la primera herramienta para el proceso de construcción no sólo del conocimiento científico, sino también Del mundo, el presente trabajo se dirige a reflexiones sobre la importancia de la Libro paradidáctico para la formación lectora y la emancipación estudiantil. Para ello, traeremos un ejemplo de cómo el alumno puede desarrollarse críticamente a partir de la lectura de un libro paradidáctico. Partiendo, entonces, de una concepción de la lectura que va más allá de la idea de descifrar códigos y viéndola en realidad como emancipadora, como una acción que tiene una función social, nos basamos en la concepción interaccional del lenguaje, en la que la lectura permite diálogo entre el lector y el autor del texto, considerando contextos que cruzan las líneas del texto. En este sentido, recurrimos a los estudios de autores como Paulo Freire (2010, 2005, 1996, 1983, 1983, 1989), Lev Vygotsky (1988), Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias (2006), Magda Soares (1998 ) entre otros y, luego de um levantamiento bibliográfico, nos propusimos analizar un libro paradidáctico “De carta em carta”, de Ana Maria Machado, aquí diseñado para trabajar con Estudiantes de 6to año de la Enseñanza Fundamental, reconociendo elementos que confirman la importancia de la lectura y de la escritura como acto social que contribuye directamente a la formación personal y crítica de los sujetos, apuntando a prácticas sociales de lectura con libros paradidácticos, emancipadores y liberadores.
Resumo: Tendo em vista a leitura como sendo a chave principal para o desenvolvimento crítico, social e político do sujeito e ferramenta primeira para o processo de construção do conhecimento não só científico, mas também de mundo, o presente trabalho se volta para reflexões sobre a importância do livro paradidático para a formação leitora e para a emancipação do aluno. Para tanto, traremos um exemplo de como o aluno pode se desenvolver criticamente a partir da leitura de um livro paradidático. Partindo, então, de uma concepção de leitura que ultrapassa a ideia de decifrar códigos e enxergando-a de fato como emancipatória, como uma ação que tem uma função social, fundamentamo-nos concepção interacional da língua, na qual a leitura permite o diálogo entre o leitor e o autor do texto, considerando contextos que transpassam as linhas do texto. Nesse sentido, voltamo-nos aos estudos de autores como Paulo Freire (2010, 2005, 1996, 1983, 1983, 1989), Lev Vygotsky (1988), Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias (2006), Magda Soares (1998) dentre outros e, após levantamento bibliográfico, partimos para a análise de um livro paradidático “De carta em carta”, de Ana Maria Machado, aqui pensado para o trabalho com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamamental, reconhecendo elementos que confirmam a importância da leitura e da escrita como um ato social que contribui diretamente para a formação pessoal e crítica dos sujeitos, apontando para práticas sociais de leitura com livros paradidáticos que sejam emancipatórias e libertadoras.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5383
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_mariakatarinabezerracruzdasilva.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons