Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358
Título: Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
Autor: Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5063790686594309
Orientador: Santos, Otávio Augusto Alves dos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6806135209087830
Palavras-chave: Educação;Reforma do ensino;Ensino médio;Neoliberalismo
Data do documento: 21-Set-2023
Citação: VIEIRA JUNIOR, Francisco Danilo Sousa. Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: The present work aims to identify the neoliberal rationality traits in the Novo Ensino Médio (NEM)’s construction, specifically on the formative itineraries’ application, a crucial tool on the Brazilian high school reform. Via this research, we aim to contribute to the critical debate upon the Brazilian high school reform, bringing to the light the insertion of the neoliberal rationality through market interference in the public policies conception and the establishment of a market discourse into Education. This work uses a qualitative methodology, through a documental and bibliographical analysis to promote the proposed objective.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_franciscodanilosousavieirajunior.pdf373,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons